A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu a palestra motivacional ‘A Inclusão na Educação Infantil: Desafios e Perspectivas’ para os professores da rede municipal de Várzea Grande. O evento foi realizado nos períodos matutino e vespertino no Anexo II da Smecel, no bairro Marajoara.
Na abertura do evento, o secretário Silvio Fidelis afirmou que a ampliação da rede municipal de Educação de Várzea Grande nestes últimos sete anos, além de novas escolas e mais vagas, também exigiram mais compromisso, responsabilidade e novos desafios. “Atualmente contamos com 92 unidades escolares atendendo 32 mil alunos. É preciso estimular, comprometer e valorizar toda a equipe de profissionais para obtermos cada vez mais avanços nos processos de ensino/aprendizagem. Esta palestra que estamos trazendo para nosso público com a Regina e toda sua experiência é sem dúvida um grande aprendizado para todos” disse.
Falando em nome do prefeito Kalil Baracat, o vice-prefeito, José Hazama destacou os investimentos realizados pela gestão municipal e parabenizou o secretário, sua equipe e os profissionais presentes. “Nossa previsão é de investimentos na ordem de R$ 250 milhões até o final do mandato na área da Educação, esperamos ampliar ainda mais as ofertas de vagas tanto nas escolas de Educação Básica como também nos centros de Educação Infantil, além de entregar toda a rede municipal 100% reformada e ampliada. A capacitação profissional também é importante, por isso parabenizamos o Silvio e sua equipe pela realização do evento”, declarou.
Durante sua palestra, a professora Regina Shudo, que é pedagoga, especialista em Educação, com ênfase em Educação Infantil, autora, consultora da área pública em Educação Infantil e palestrante em congressos nacionais e internacionais, reforçou a necessidade de uma educação inclusiva no país. “É preciso incluir de fato todas as crianças. Não somente as crianças com deficiência ou com algum transtorno, mas as pretas, as pobres, as discriminadas, as em situação de vulnerabilidade social, as que têm altas habilidades, ou seja, todas as crianças. Não podemos deixar nenhuma criança para trás, para que as crianças da educação infantil, até o ensino fundamental tenham um bom desempenho”, afirmou.
Segundo a educadora, os estudos mais recentes mostram que, quando a criança frequenta 2 anos da melhor Educação Infantil, ela terá mais prosperidade na vida adulta. “Nesta palestra também falamos sobre a importância da família, da escola e do professor acreditar que a Educação Infantil é a etapa mais importante da vida do ser humano”, revelou.
Regina Shudo visitou na segunda-feira, acompanhada do secretário Silvio Fidelis duas escolas da rede municipal para conhecer um pouco das atividades realizadas com os alunos dentro e fora do ambiente escolar. Ela interagiu com as crianças em diversas atividades e elogiou o trabalho dos professores, coordenadores e gestores. “Pude ver escolas lindas, organizadas, acolhedoras, com equipes pedagógicas muito felizes, no diálogo e brincadeiras com as crianças. Isso me trouxe uma grata satisfação. As crianças de Várzea Grande estão de parabéns porque podem contar com escolas bem equipadas, bem instaladas e com uma equipe de qualidade”, reforçou.
Além dos músicos da Banda Municipal, o evento contou com a participação especial do Coral Canto & Encanto da EMEB Salvelina Ferreira da Silva na abertura da palestra do período matutino e dos alunos do Coral Doce Melodia, da EMEB Emanuel Benedito de Arruda, no período vespertino.
Fonte: @secomvg