Criado em abril, fórum funciona como instância aberta e não deliberativa para receber e encaminhar notícias de práticas abusivas, além de medidas preventivas de combate à violência política
(Imagem: Secom/MPF)
O Fórum Paulista contra a Violência de Gênero, criado pelo Ministério Público Federal (MPF) por iniciativa da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo e pela Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos, realizará uma reunião aberta no dia 20 de setembro, a partir das 14h. A ideia é reunir movimentos sociais, entidades em defesa dos direitos humanos, órgãos públicos do estado de São Paulo, além de pessoas interessadas em discutir o tema.
O fórum foi criado em abril deste ano, com o propósito de receber, encaminhar e tomar as medidas legais em face destas práticas abusivas, em especial quando voltadas contra mulheres, negros, pessoas com deficiência, a comunidade indígena, quilombola e LGBTQI+.
A reunião terá início às 14h do dia 20 de setembro, no auditório da sede da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, térreo, na capital A entrada será feita pela Alameda Ribeirão Preto, nº 45.
Atuação do Fórum – As notícias de fato, com o máximo de documentação possível, devem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97878-3327 ou o e-mail forumcontraviolenciapolitica@mpf.mp.br.
O fórum lançou, em julho, uma cartilha sobre o tema. O objetivo da “Cartilha sobre violência política e violência política contra as mulheres” (clique aqui para acessá-la) foi trazer a toda população informações úteis sobre como identificar e denunciar a violência política, que passou a ser considerado crime a partir de uma mudança inserida no Código Eleitoral em agosto de 2021.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/