UFMT recebe conversa sobre transtorno do espectro autista


A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoverá, na quinta-feira (01 de junho), uma roda de conversa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das 19h. O evento, realizado no Auditório da Pós-graduação da FACC, tem como objetivo difundir conhecimento relevante sobre o transtorno junto à comunidade universitária e à sociedade.

As inscrições podem ser feitas de maneira gratuita pelo site do evento.

Entre os palestrantes estão a médica psiquiátrica infantil Luana Frick; o professor de psicologia da UFMT Rauni Jandé Roama Alves; o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT, Túlio Adriano Alves Gontijo; e a Terapeuta Ocupacional Brenda Monteiro Maia, da Clínica Raio de Sol.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição complexa de neurodesenvolvimento, na qual algumas funções neurológicas das áreas cerebrais deixaram de se desenvolver adequadamente desde a infância. Adolescentes e adultos com TEA necessitam de acolhimento e compreensão.

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, em 2004, a cada 150 crianças, 1 era diagnosticada com TEA. Já em 2023, a proporção é de 1 diagnóstico a cada 36 crianças. Esse crescimento expressivo levanta questionamentos sobre se os profissionais de saúde estão mais atentos aos primeiros sinais ou se realmente houve um aumento na ocorrência desse transtorno.

Fonte: ufmt

Anteriores PPGD promove evento sobre constitucionalismo climático
Próxima Alunos da UFMT ganham 8 prêmios e vão para disputa nacional