Rei Charles III usa carruagem de 1760 na coroação; frota real tem carros de R$ 60 milhões


Neste sábado estão sendo iniciadas as comemorações para a coroação do Rei Charles III da Inglaterra. Ele assume o trono quase oito meses após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que comandou o país por incríveis 70 anos.

E quando se trata do universo automotivo, os membros da família real britânica foram fotografados ao longo dos anos a bordo de carros icônicos — a própria rainha gostava tanto de seus Land Rover que foi flagrada dirigindo meses antes de morrer, aos 96 anos. Por isso, não é surpresa descobrir que o mais novo monarca também é dono de uma bela coleção de máquinas.

Não dá para saber ao certo quantos veículos existem atualmente na garagem de Charles, mas ao menos 12 modelos pertencem à sua frota real, que foram comprados por ele ou herdados da família.

Entre os modelos especiais há duas limousines da Bentley com valor estimado de aproximadamente R$ 60 milhões cada. São exemplares únicos no mundo, construídos especificamente para o Jubileu de Ouro (50 anos de reinado) da Rainha Elizabeth II, em 2002.

Os dois são os carros oficiais da Grã-Bretanha e trazem blindagem completa de vidros e carroceria, pneus resistentes a explosões e luzes de emergência piscantes na cor azul. O interior pode ser fechado hermeticamente para proteger os ocupantes de um ataque com gás. Segundo a imprensa britânica, os carros têm uma “engenharia complexa à la James Bond”.

Mas o transporte que levou o Rei Charles para sua coroação não é tão moderno. Nem motor tem! Trata-se de uma carruagem dourada que pode ser considerada o veículo customizado de luxo mais antigo do mundo.

A carruagem real foi encomendada pelo Rei George III e construída em 1760, de acordo com o Palácio de Buckingham. Ela vem sendo usada em todas as cerimônias de coroação desde 1831. Esse foi o transporte de Charles e sua esposa, a agora Rainha consorte Camila, na procissão entre a Abadia de Westminster e o palácio.

Mesmo sendo raríssima e bicentenária, a carruagem vale bem menos que as limousines da Bentley: cerca de R$ 10 milhões. Ela foi puxada por oito cavalos de verdade (e não cavalos-vapor), que conduziram o veículo, que pesa quase 4,5 toneladas, em ritmo bem mais lento do que os entusiastas automotivos estão acostumados.

O terceiro veículo mais caro na garagem do rei é um Aston Martin DB6 Volante de 1965, avaliado em quase R$ 6 milhões. O modelo foi seu presente de seus pais ao completar 21 anos, mas em 2008 foi modificado para atender as causas ambientais defendidas pelo então príncipe, que mandou convertê-lo para rodar com bioetanol (ou sobras de vinho, mais especificamente).

A lista com os outros nove carros da frota real incluem outro Aston Martin e um Rolls-Royce que valem de R$ 3 milhões a R$ 3,5 milhões, além de outros mais “modestos”, como exemplares de Jaguar (ele foi um dos primeiros a receber um SUV elétrico I-Pace no mundo, em 2018) e Land Rover, com valores entre R$ 200 mil e R$ 1 milhão.

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Fonte: direitonews

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