No Brasil ele tem canções gravadas e regravadas por nomes, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Renato Russo, Alcione, Roupa Nova e outros. Flávio Venturini, cantor, tecladista, pianista e compositor brasileiro é o convidado especial da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para abertura da temporada de 2023.
O espetáculo acontece neste domingo (23), a partir das 18h, no Parque das Águas. Além de prestigiar esse show, que parabeniza a capital Cuiabá pelos 304 anos, a plateia pode contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no local.
O maestro da Orquestra Sinfônica, Fabrício Carvalho, conta que essa é a terceira vez que o Flávio Venturini se apresenta com o grupo. “A Sinfônica da UFMT valoriza a música nacional, e Flávio Venturini é um artista completo, um dos mais talentosos da música brasileira. Tivemos a honra de tê-lo conosco em 2015, em duas noites no Teatro da UFMT, e nesse mesmo ano no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães”.
Fabrício Carvalho conta ainda que o diálogo com o artista rendeu outras parcerias, como o convite que recebeu do artista para reger uma orquestra em Minas Gerais, na sala da Orquestra Filarmônica do Estado, e que teve como tema a obra deste músico mineiro.
O concerto deste domingo é uma promoção da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; e da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). A apresentação conta também com o apoio do Sesc Mato Grosso, Shopping Três Américas e Fundação Uniselva.
Ao ar livre e para todos
Ao longo desses 43 anos, a Orquestra Sinfônica da UFMT tem atuado na popularização da música, conectando o clássico e o popular, além da promoção de encontros. “Os concertos e espetáculos ao ar livre são uma característica da Orquestra, e nossa intenção é de fato buscar públicos diferentes, oportunizar o encontro das pessoas, da sociedade com a orquestra, promover a difusão artística e cultural”, ressalta.
Para o maestro, toda essa diversidade, seja nos formatos de concertos e repertórios, somam para que a arte cumpra sua função social e formativa. “Esse ano a Orquestra toca ainda Tchaikovsky, Bach, Mozart, Beethoven, e também Flávio Venturini, Pixinguinha. a ideia é fazer essa fusão entre as informações, qualificar nosso público”, explica.
Fabrício Carvalho complementa que a Orquestra da UFMT tem como pano de fundo a educação musical e cultural. “Essa troca de repertórios e artistas, acaba abrindo novos públicos, pois quem gosta de Flávio Venturini e vem assistir nosso concerto se permite conhecer a Orquestra”, ressalta, finalizando que essa parceria contribui para a expansão da arte e fortalecimento da cultura para todos.
Leia mais
Orquestra Sinfônica abre temporada parabenizando Cuiabá
SERVIÇO:
Evento: Concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini
Local: Parque das Águas
Horário: 18h
Data: 23 de abril (domingo)
Ingresso Solidário: Um quilo de alimento não perecível, cuja coleta será destinada a instituições sociais por meio do projeto Mesa Brasil do Sesc-MT.
Realização: Prefeitura de Cuiabá e UFMT
Apoio Cultural: Sistema Fecomércio-MT, Shopping 3 Américas, Fundação Uniselva
Fonte: ufmt