Plano Diretor, Tarifa Zero e PIUs são prioridades para a cidade de São Paulo em 2023


Reprodução

FELIPE PALMA
HOME OFFICE

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), participaram do programa Câmara Viva do último sábado (11/2) exibido pela TV Cultura. Durante o encontro, gravado nas dependências do Legislativo paulistano, os chefes dos poderes Executivo e Legislativo comentaram as prioridades para este ano.

Revisão do Plano Diretor

A revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico) – entrega prorrogada para março – está entre as principais discussões no Legislativo em 2023. Ricardo Nunes afirmou que a expectativa é trazer uma nova realidade a esta cidade que não para no tempo. “É necessário adequar legislações para atender o que São Paulo precisa. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento trabalhou no tema e estamos aguardando as análises dos vereadores. As coisas mudaram, como: habitação, mobilidade, questões ambientais… Então, é fundamental atualizar o Plano Diretor para orientar a cidade rumo a um desenvolvimento econômico gerando emprego e renda”, concluiu.

Milton Leite explicou que o PDE vai possibilitar destravar muitos investimentos visando um desenvolvimento real. “Vivemos uma nova realidade. Precisamos rever garagens, mexer na Lei de Zoneamento, além dos PIUs Jurubatuba, Pinheiros, Leopoldina, Tamanduateí”.

Tarifa Zero

Durante a entrevista, Ricardo Nunes explicou que atualmente são 7,1 milhões de passageiros transportados por dia nos mais de 13 mil ônibus que circulam pela capital paulista. Já a frota de veículos está na casa dos 7 milhões.’“Pedimos um estudo, ação importante para entendermos o momento. É preciso fazer ações para incentivar o transporte público e desestimular o transporte individual com a ideia de melhorar o trânsito e meio ambiente, sem piorar a qualidade do transporte”. O prefeito de São Paulo ainda destacou os programas de ampliação da rede de circulação de ônibus que estão em andamento. “BRT Radial e BRT Aricanduva, além dos corredores que ligam os terminais Aricanduva, Itaquera, Imirim, Itapecerica e Amador Bueno”.

O presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, também comentou sobre os benefícios que a população terá caso seja implementada a tarifa zero no transporte público municipal. “Seria social, um peso imensurável. Ganha a atividade econômica, as pessoas mais pobres seriam as mais beneficiadas, podendo se locomover por toda a cidade. Uma malha viária que está sendo melhorada através de investimentos da Prefeitura”.

PIU Centro

Para Milton Leite, o PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Setor Central vai trazer oportunidade de investimento principalmente habitacional. “A Câmara Municipal fez todo o serviço acerca das questões do centro ao realizar Audiências Públicas e discutir o tema em Plenário. Destravamos o investimento no aspecto urbanístico. Os investidores agora tem a oportunidade de investir na cidade com uma série de benefícios que permitimos”.

Programa Câmara Viva

Criado em parceria com o Legislativo paulistano em outubro de 2021, o Câmara Viva incentiva a educação política e estimula a democracia participativa. Além disso, também mostra o trabalho do dia a dia no Parlamento municipal.

Os programas inéditos vão ao ar todos os sábados na TV Cultura, às 10h40. Também é possível assistir no canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo) aos sábados, às 12h50, e toda segunda-feira, às 9h. Outra opção para acompanhar o Câmara Viva é acessar a playlist no canal Câmara São Paulo no YouTube ou na página da TV Cultura no YouTube.

Anteriores Carrie Schreiner é confirmada no grid da F1 Academy
Próxima Governo edita medidas para dar protagonismo a catadores de recicláveis