“Sou de uma geração que lutou pela redemocratização do país. Tomo posse em um momento extremamente desafiador no qual o Brasil sofreu a ameaça mais grave do Estado democrático de direito desde o fim da ditadura militar”, declarou Mercadante em seu primeiro discurso como presidente do banco.
“Somente na estrutura, nosso hiato de investimento hoje é de R$ 226 bilhões, 2,6% do PIB [produto interno bruto]. É o dinheiro que está faltando para investir em estrutura”, afirmou Mercadante.
“Vivemos um momento no Brasil em que as narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais que muitas verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira transloucada. E esse banco foi vítima de muita mentira”, afirmou Lula.
“A primeira mentira que se contou sobre o BNDES foi a de que o BNDES [tinha uma] […] caixa-preta. De tanto martelarem isso na cabeça das pessoas, o banco teve que gastar R$ 48 milhões em uma auditoria internacional, e nada de irregular foi encontrado nas operações, porque todas foram contratadas com critérios técnicos e garantias firmes, sob controles de dirigentes de um corpo técnico altamente qualificado”, declarou Lula.
“É importante ter clareza que o BNDES tem que privilegiar o financiamento de micro e pequenos empreendedores para que a gente dê um salto de qualidade na produção e no crescimento econômico deste país”, disse.
‘Não tem explicação’, diz Lula sobre Selic alta
“Não tem explicação para que a taxa de juros esteja a 13,5%”, declarou. “Eu pensei ‘Bom, agora tudo se resolveu, com o Banco Central independente não vai ter mais problema de juros’. Ledo engano. O problema não é ser independente ou ligado ao governo. O problema é que o país tem uma cultura de viver com juros altos, o que não combina com a necessidade do crescimento que nós temos.”
“Esse país tem que ser reconstruído, e a gente não pode demorar, não pode esperar muito”, disse. E, dirigindo-se a Mercadante, afirmou: “Espero que sua inteligência e competência faça esse banco voltar a ser um banco indutor do desenvolvimento e crescimento econômico deste país.”
Fonte: sputniknewsbrasil