8ª edição do Concurso NossoCafé


 A Yara anuncia a realização da oitava edição do Concurso NossoCafé, competição anual que avalia cafés especiais com o objetivo de estimular a produção nacional de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. As inscrições estarão abertas até 24 de setembro. “A cultura do café é de extrema importância para a Yara. Este ano já realizamos o lançamento do YaraMila INOVAPLUS, solução nutricional desenvolvida especificamente para a evolução da cultura. E agora, com a oitava edição do Concurso NossoCafé, ofertamos várias frentes de apoio e estímulo para elevar a produção brasileira de cafés para um próximo nível de qualidade, eficiência, produtividade, rentabilidade e sustentabilidade” afirma Vinícius Giroto, Especialista Agronômico para Café na Yara Brasil.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O concurso avalia quesitos como equilíbrio, sabor, acidez e doçura em duas categorias: “Café Natural” e “Café Descascado, Descolpado ou Desmucilado”. Este ano, diferentemente das últimas sete edições, as duas categorias serão avaliadas em quatro regiões diferentes do país, totalizando oito vencedores regionais. Todos terão sua produção adquirida pela Yara e ganharão uma viagem para participar da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), que acontece de 20 a 22 de novembro.

Na ocasião, serão revelados os dois campeões nacionais, que terão parte das suas produções distribuídas pela Yara em 2025 e poderão escolher entre uma viagem de 6 dias para a Colômbia para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do Concurso NossoCafé, ou optar por uma consultoria técnica ou de Marketing no valor de R$ 10.000,00.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Detalhes sobre o Concurso

O Concurso NossoCafé está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara na safra 2023/2024 e está dividido em duas etapas.

A primeira, consiste na realização da inscrição no site, seguida pelo envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Os produtores selecionados para a segunda fase deverão apresentar, de 01 a 16 de outubro, uma nova amostra, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA. São aceitas apenas amostras de café da espécie Coffea arábica L.

“Outra novidade relevante desta edição é que nós convidaremos diferentes elos da cadeia de valor do café, como grandes cafeterias e traders, para participar do processo de avaliação das amostras nas duas etapas. Desta forma, pretendemos promover conexões entre os produtores e potenciais compradores dos grãos, potencializando a integração da cadeia de valor e empoderando esse produtor”, complementa Vinícius.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Além da premiação, os vencedores nacionais e regionais poderão estampar as embalagens dos cafés campeões e terão os lotes adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado.

O regulamento completo está disponível no Link.

Inovação da Yara para a cultura do café

Com o objetivo de levar ainda mais inovação e eficiência à cultura, a Yara lançou o YaraMila INOVAPLUS, com equilibrada relação entre nitrogênio e potássio e maior quantidade de enxofre e magnésio, nutrientes altamente demandados pelo cafezal. Além disso, o produto atende uma demanda de sustentabilidade do mercado de café, pois em seu processo de produção há redução de 50% de pegada de carbono quando comparado a produtos ofertados pelo mercado, em linha com a ambição da Yara de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza.

Fonte: agrolink

Anteriores CCJC da Câmara aprova parecer que reforça a segurança jurídica e hídrica no Brasil
Próxima Candidato a vereador do PBS é executado a tiros em Tanguá, Rio de Janeiro