Várzea Grande integra programação com consultorias e atendimentos na praça Sarita Baracat





<!–

–>

A praça Sarita Baracat, no Centro da cidade, será o endereço do empreendedorismo várzea-grandense na próxima semana. Pela segunda vez consecutiva, a prefeitura, por meio do Centro de Atendimento ao Empresário (CAE), da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, participa da Semana do MEI, que será realizada de 22 a 26 deste mês. A ação é realizada em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e tem como objetivo fomentar as atividades em Mato Grosso. O atendimento será sempre das 8h às 17h.

Durante a semana, os empreendedores poderão participar de palestras, oficinas, cursos, workshops e atendimentos gratuitos oferecidos pela instituição e outros parceiros. Os pequenos negócios movimentam a economia e são responsáveis por 55% do PIB mato-grossense, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Charles Caetano Rosa, destaca que todos os atendimentos potencializados na praça Sarita Baracat, são permanentemente ofertados no Centro de Atendimento ao Empresário em Várzea Grande (CAE), na sede da secretaria no Várzea Grande Shopping, presencialmente, e não apenas aos MEIs, mas a todo empresariado. Esta semana, integrando a programação do aniversário de 156 anos de Várzea Grande, a divulgação desses serviços está sendo reforçada em parceria com o Sebrae com o intuito de aperfeiçoar a gestão de um pequeno negócio, apresentar linhas de crédito que estão disponíveis, renegociar passivos, se for o caso, e principalmente, formalizar os empreendedores várzea-grandenses. Escolhemos em conjunto o Centro da cidade para facilitar o acesso e concentramos inúmeros serviços e atividades”.

O prefeito Kalil Baracat fez questão de destacar que Várzea Grande recebe a Semana do MEI de braços abertos e participa desse evento em parceria com o Sebrae. “Nesse mês em que a cidade está em festa pelos seus 156 anos de fundação, podemos contribuir de forma estruturante, abrindo oportunidades e conhecimento para nossos MEIs. A cidade inteira ganha, pois os MEIs, hoje em dia, são protagonistas na geração de novas empresas e empregos”.

Kalil lembra que desde a criação da secretaria, em março do ano passado, “aumentamos o número de micro e pequenas empresas na cidade. Em 2021, tínhamos 19.216 optantes pelo Simei. Chegamos a maio deste ano com 22.444 MEIs, o que demonstra o crescimento econômico que vivenciamos e o suporte que a Pasta vem dando aos empreendedores locais”.

NA PRAÇA – Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio. “Os microempreendedores poderão contar com auxílio do Sebrae/MT para fazer as declarações de faturamento, cujo prazo de envio à Receita Federal termina no dia 31 de maio. A ideia é promover a formalização e o desenvolvimento dos MEIs, contribuindo para a geração de emprego e renda no país”, anuncia a coordenadora de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MT, Liliane Ramos Moreira.

Charles lembra ainda que o atendimento na praça é de livre demanda e válido apenas para quem tem CNPJ. Empreendedores que quiserem se formalizar, poderão buscar atendimento durante a Semana do MEI.

PARA VÁRZEA GRANDE HAVERÁ A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira, dia 22, das 8h às 17h: Atendimento MEI

‘Seja um empreendedor com atitudes certeiras’ – 9h às 12h

Produtos financeiros – Desenvolve MT das 14h às 15h

‘Psiu, ei MEI, seu negócio é você’, das 15h às 16h

Terça-feira, dia 23, das 8h às 17h: Atendimento MEI

´Transforme sua ideia em negócio´ das 9h às 12h

Produtos financeiros – Banco do Brasil, das 14h às 15h

‘Como se tornar um MEI – Benefícios e Obrigações’, das 15h às 16h

Quarta-feira, dia 24, das 8h às 17h: Atendimento MEI

Como vender pelas redes sociais’, das 9h às 12h

Produtos financeiros – Caixa Econômica Federal, das 14h às 15h

‘Coloque sua empresa na Net: Google meu negócio’, das 15h às 16h

Quinta-feira, dia 25, das 8h às 17h: Atendimento MEI

‘Controles financeiros do MEI’, das 9h às 12h

Produtos financeiros – Banco da Amazônia, das 14h às 15h

‘Descomplicando as finanças do MEI’, das 15h às 16h

Sexta-feira, dia 26, das 8h às 17h: Atendimento MEI

‘Oficina de vendas: Saber vender é da natureza humana’, das 9h às 12h

Produtos financeiros Sicredi, das 14h às 15h

‘Como atender melhor seu cliente’, das 15h às 16h.

O secretário reforça que uma das principais vantagens da Semana do MEI é a oportunidade de aprendizado e atualização em assuntos relevantes para o empreendedorismo. “Nesta edição, serão abordados temas sobre o comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar o negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais e melhor, marketing, dentre outros”.

Além dos eventos presenciais, a Semana do MEI também conta com toda uma programação online com orientações de especialistas para as várias áreas de atuação, que pode ser acessada aqui: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/eventosonline#2305

A programação completa da Semana do MEI 2023 pode ser acessada através do link: www.sebrae.com.br/semanadomei. Para quem preferir participar presencialmente, é só acessar o site do evento e procurar pela programação.

DADOS – Dados da Receita Federal, divulgados pelo Sebrae/MT em maio de 2023, apontam que dos 89,55% do total de pequenos negócios ativos no estado, 271.375 são microempreendedores individuais (MEIs), 225.004 microempresas (ME) e 35.888 empresas de pequeno porte (EPP).

Fonte: @secomvg

Anteriores Diamantino é palco do Miss Mato Grosso Beleza Internacional 2023
Próxima Gilmar Mendes critica ‘in dubio pro societate’ e impronuncia acusado