Saúde apresenta 3º Relatório Quadrimestral de execução das ações e serviços em saúde de 2022





<!–

–>

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 01 de março (quarta-feira), a apresentação do terceiro Relatório Quadrimestral da Pasta do ano de 2022 (setembro a dezembro), em Audiência Pública, no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 9h, com a participação da população, vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, a apresentação do relatório além de cumprir obrigatoriedade por lei e o compromisso diante da Lei complementar 141/2012, a ampla divulgação mostra a transparência da aplicação dos recursos públicos na área da Saúde e presta conta de todas as ações realizados no ano, principalmente sobre as campanhas de vacinação contra a Covid-19, reestruturação da Rede de Serviços e implantação e realizações de ações em saúde.

“O relatório traz todas as atividades, serviços e número de atendimentos realizados na Atenção Primária, Secundária e na Terciária. As informações consideram ainda investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos, veículos, medicamentos e insumos em geral. É um resumo de todo o trabalho prestado no ano de 2022 e que possibilitou o pleno funcionamento da Rede SUS de Várzea Grande”, avalia Barros.

Com essa interação com a sociedade e com os vereadores, é possível debater ainda a atuação e elevar nosso trabalho a um nível melhor de atendimento e de humanização. Os recursos fazem parte das transferências da União e do Estado em ações e serviços de saúde e por isso há a obrigação da prestação de contas do demonstrativo. O relatório também será encaminhado aos órgãos de controle, como o Conselho Municipal de Saúde, à Câmara de Vereadores e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“No contexto geral, e no cenário saindo da pandemia da COVID-19, o relatório visa apresentar a retomada nas ações de promoção e prevenção, destacando os planos de expansão da saúde no território municipal, com as novas Equipes Saúde da Família. As retomadas e ampliação nos serviços especializados e de média complexidade que foram executados nas UPA, Centro de Especialidade em Saúde e no Próprio Hospital e Pronto-Socorro”, revelou.

O quadrimestre foi de ampliação nos atendimentos e leitos de UTI, o planejamento para construção de um novo Centro de Reabilitação e um novo hospital materno, além de capitanear recursos junto às esferas estadual e federal, para melhorar a Rede SUS de Várzea Grande, com proposta de ampliação e inserção de novos serviços, além de acelerar as filas de cirurgias eletivas.

“Tudo que planejamos e estruturamos no ano passado, este ano, serão executados os serviços e ações com maior agilidade. Na Saúde Pública, primeiro se planeja a ação desejada, após verifica-se a viabilidade econômica e as linhas de financiamento para sua manutenção, daí com segurança abre-se o serviço. Não adianta no afogadilho abrir novos serviços e depois não dar conta de o manter economicamente, por isso o planejamento estratégico é fundamental na gestão do SUS”, explicou o secretário Gonçalo de Barros.

As ações no 3º Quadrimestre de 2022, ainda ocorreram na aquisição de medicamentos, na organização da rede de saúde, na melhoria dos atendimentos da maternidade, na ampliação de Educação em Saúde com novas capacitações técnicas, assim como, na ampliação dos serviços da Residência Médica, nas dependências do Hospital e Pronto Socorro.

“Dessa forma, destacamos parte do que o relatório expressa por retratar também nos monitoramentos quadrimestrais. Defendo a importância da participação geral de todos, principalmente das associações civis organizadas que militam na área da saúde. Convidamos a população e seus representantes para participarem da audiência. A participação da população poderá ser de forma presencial na Casa Legislativa ou via WEB, no canal do Youtube, da Prefeitura Municipal de Várzea Grande”, afiançou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros.

Fonte: @secomvg

Anteriores 'Antroposofia, constelação familiar e biodança': terapias do SUS provocam debate científico
Próxima Vacinas bivalentes contra Covid-19 começam a ser aplicadas em Várzea Grande