Radar Saúde do TCE-MT é destaque em Encontro Estadual de Boas Práticas pela Primeira Infância


Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT

O Radar Saúde, ferramenta do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) que reúne indicadores dos 141 municípios do estado, foi destaque no Encontro Estadual de Boas Práticas pela Primeira Infância, promovido pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (11). 

Apresentado pela Comissão de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, o módulo do Sistema Radar de Controle Público conta com nove indicadores relacionados à primeira infância, que têm por intuito aumentar a transparência e subsidiar políticas públicas efetivas para o setor. 

Representando o conselheiro Guilherme Antonio Maluf, presidente da Comissão, a assessora técnico-jurídica Paola Freitas Penna explicou que, ao detectar as deficiências dos serviços prestados, possibilita-se a execução de ações preventivas e proativas por parte dos municípios.  

“Hoje temos disponíveis indicadores relacionados ao acesso à água potável, baixo peso ao nascer, cobertura das equipes de Saúde da Família, consultas pré-natal, esgotamento sanitário, partos cesáreos e à mortalidade infantil, materna e na infância. A partir desses dados, podemos mostrar como o TCE-MT vai se voltar para os municípios, induzindo a melhoria dessas políticas públicas”, salientou.

Na ocasião, a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania do estado, Leicy Vitório, ressaltou a importância da ferramenta do TCE-MT. “Não adianta ter recurso e não saber para onde destinar, qual é a direção correta. O Radar vem fortalecendo os municípios a pensar e planejar políticas que possam realmente atender à população que mais precisa.”

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Coordenador em Alto Boa Vista do Programa do Governo Federal Criança Feliz, Claudinei Silva, disse acreditar que os indicadores disponibilizados pelo TCE-MT vão contribuir efetivamente com o Programa. “Tem muitos dados ali que a gente não tinha conhecimento e esse monitoramento que está sendo feito de forma específica pelo TCE está sendo essencial para que as políticas públicas sejam efetivadas nos municípios.”

Da mesma forma se manifestou a coordenadora do Programa em Barra do Bugres, Paula Duarte Fonseca. “Esses dados são de suma importância para nós, porque a gente trabalha de forma transversal, com a integração de várias áreas, como saúde, educação e assistência social. Dessa forma, conseguimos trocar experiências e saber quais são as reais necessidades dos municípios.”

O encontro reuniu, em Cuiabá, gestores da área da assistência social, coordenadores, supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz e dos Centros de Referência em Assistência Social nos municípios. Na oportunidade, foram apresentadas práticas exitosas de promoção do fortalecimento de vínculos familiares, cuidados parentais e integração de esforços, por meio do Programa Criança Feliz, em atenção às famílias beneficiárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ampliando a discussão sobre as ações realizadas no âmbito estadual em prol das crianças de 0 a 6 anos.

Fonte: amm

Anteriores Programa Servidor Amigo do Autista avança na Comissão de Saúde
Próxima Aumento de estoques ianques derruba cotações futuras do petróleo