Projeto para reintrodução de espécie de macaco em extinção é apresentado na Alesc


A Comissão de Turismo e Meio Ambiente recebeu, na tarde desta terça-feira (12), a diretora do Instituto Espaço Silvestre, Vanessa Kanaan, para a apresentação do programa “Silvestres SC”, que tem como objetivo a reintrodução dos animais silvestres na natureza.

Desde 2019 os pesquisadores estão trabalhando para que o macaco “bugio-ruivo”, espécie que foi considerada extinta em Florianópolis desde 1760, seja reintroduzido na natureza local.

“Um projeto de reintrodução pode ter como metodologia a realização de solturas de animais na natureza com a expectativa que eles reproduzam até que sejam observados mais nascimentos do que mortes. Este animal é muito importante no ecossistema, contribuindo também para a dispersão de sementes e regeneração da mata”, destacou Vanessa.

Durante a apresentação, a diretora do Instituto ressaltou a importância do suporte do poder público para a viabilidade dos projetos, que envolvem desde o desenvolvimento de pesquisas, educação ambiental, ecoturismo e visibilidade do Estado em ações pioneiras de defesa do meio ambiente.

Para o deputado Marquito (Psol), presidente da Comissão, é papel do colegiado contribuir com políticas ambientais como a que foi apresentada. “Vamos caminhar juntos para fortalecer estes projetos, participando e dando condições no que for nossa atribuição, para viabilizar novos casos de reintrodução de animais em Santa Catarina.”

Projeto e requerimentos aprovados
Foi aprovado o PL 31/2023, de autoria do deputado Carlos Humberto (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, que constatarem indícios de maus tratos aos animais atendidos, em comunicar o fato de imediato à Polícia Civil.

Foram aprovados os requerimentos para a realização de dois eventos na Alesc, no próximo ano: os seminários “Sul-Brasileiro sobre comercialização de créditos de carbono, marco legal e regulamentações” e “Sustentar – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Energias Renováveis”.

As duas atividades foram propostas pelo deputado Fabiano da Luz (PT).

Com a colaboração de Paulo Corrêa

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores F1: FIA pretende padronizar prancha do chassi para 2026
Próxima Em CPI, TCM pontua dados sobre equipamentos de atendimento a mulheres vítimas de violência