Piedade poderá se tornar Capital Estadual da Batata Yacon


A Assembleia Legislativa (Alesp) confirmou a análise do Projeto de Lei 591/2022, do deputado Edmir Chedid (União), que confere para Piedade (Região Metropolitana de Sorocaba) o título de “Capital Estadual da Batata Yacon”. A proposta, em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), tem por objetivo incentivar a produção do produto.

Em Piedade, o cultivo da yacon teve início 28 anos atrás numa área com 15 hectares, no Bairro Sarapuí dos Godinhos, a partir de mudas trazidas do Japão. Atualmente, 70 produtores são responsáveis pelo cultivo desta variedade no município. “São quase 500 toneladas anuais da yacon às principais centrais de abastecimento, como as de Campinas e São Paulo”, disse o parlamentar.

Edmir Chedid afirmou ainda que Piedade tem a maior produção nacional da yacon, considerada um importante aliado nutricional aos pacientes que tratam colesterol alto e diabetes. “A yacon contém frutanos, principalmente inulina e frutooligossacarídeos, que são compostos capazes de resistir à ação do suco gástrico, passando pelo trato digestivo sem serem metabolizados”, explicou.

Depois de tramitar pela CCJR, a matéria precisa da aprovação da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) para chegar à Ordem do Dia – votação final em Plenário -, que deverá ocorrer em 2023 (após o recesso de fim de ano). “A aprovação vai resultar ainda na ampliação da divulgação do produto e na consequente geração de empregos”, concluiu o parlamentar.

Yacon

A batata yacon é uma planta originária da Cordilheira dos Andes – as folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. A textura do produto lembra a de uma pêra, podendo ser consumida crua, como fruta, em saladas ou mesmo em sucos. Suas folhas podem ainda ser consumidas em forma de infusão (chá), que tem função anti-inflamatória.

Anteriores https://imparcialnews.com.br/wp-content/uploads/2022/12/empresa20de20monitoramento20de20precisc3a3o20debate20gestc3a3o20da20matocompetic3a7c3a3o20para20o20setor20sucroenergc3a9tico20brasileiro.html
Próxima Presidente renova concessões da Rede Globo, Band e Record