Nissan terá elétrico derivado do Kwid e picape contra a Fiat Toro


A Nissan apresentou nesta segunda-feira (25) um novo plano estratégico global para os próximos três anos. Chamado de The Arc, prevê 30 lançamentos em todo o mundo, sendo seis deles para a América do Sul até março de 2027. O objetivo da marca japonesa é aumentar em um milhão de carros as vendas no fim do período, em comparação com 2023.

O The Arc servirá como uma ponte entre os planos Next, que se encerra na próxima semana, e o Ambition 2030, que passa a vigorar na sequência, até o final da década. Vale dizer que a Nissan elaborou a estratégia com base no ano-fiscal, que sempre começa em abril e termina em março. O foco é a eletrificação, mas em um ritmo menos acelerado do que o previsto no plano apresentado no final de 2021.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Ainda que o comunicado de lançamento do The Arc não tenha dado muita atenção para a América do Sul, a Nissan disse que a região terá seis dos 30 novos modelos. Um deles é a nova geração do Kicks, revelada há poucos dias e que, conforme antecipado por Autoesporte, terá produção em Resende (RJ) iniciada em outubro do ano que vem.

Em outro slide, a Nissan reafirmou a parceria com a Renault. Os japoneses seguirão compartilhando o desenvolvimento de uma picape média com os franceses, como já acontece com a dupla Frontier e Alaskan. Por outro lado, terão acesso ao projeto da Renault para uma nova caminhonete intermediária, rival da Fiat Toro, aproveitando a base da próxima geração da Oroch, baseada no conceito Niagara.

Por último, mas não menos importante, a Nissan apontou o lançamento de um carro elétrico do segmento A, de veículos pequenos. Esse desenvolvimento pode ser compartilhado com a Índia, que também teve um modelo do tipo incluído no programa. Nesse caso, a base pode ser o Renault Kwid E-Tech.

Além disso, a Nissan tem como objetivo expandir a oferta de modelos e-Power na região. Essa pode ser a chance de o Brasil estrear a tecnologia. Há quase 10 anos a Nissan ensaia oferecer os carros híbridos por aqui, porém isso nunca se concretizou.

Voltando ao plano de forma global, dos 30 lançamentos prometidos, 16 serão eletrificados. E já com cronogramas de lançamentos definidos:

Com tantos modelos eletrificados, até 2026 a Nissan espera quase dobrar o número de carros do tipo em todo o mundo, de 23% para 40%. Os 60% restantes ainda serão de veículos apenas a combustão.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores “Bancos têm SIM responsabilidade por Golpes do Pix em certos casos”, diz advogada civilista
Próxima CEO da Boeing vai deixar o cargo como parte de mudança de liderança mais ampla, diz mídia