Livro


Foi lançado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite desta segunda-feira (13), o livro “Diário da Pandemia: Isolamento, Medo e Esperança”, publicado pelo Instituto Legislativo Paulista (ILP). A obra é um conjunto de histórias e memórias do período da pandemia da covid-19, escrito por moradores da Vila Mara, bairro no extremo leste paulistano, integrantes do Núcleo de Convivência do Idoso Viver Melhor.

O encontro foi intermediado pelo deputado e 1° secretário da Alesp, Luiz Fernando Teixeira, ao lado da diretora-presidente do ILP, Karina do Carmo, que representou, na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari (PSDB).

A mesa de autoridades também contou com a presença das autoras, Natalina Almeida de Jesus e Maria Isabel Carvalho, da editora do livro e Any Ortega, além de Caio Yamaguchi, sobrinho do deputado Luiz Fernando e ex-morador da Vila Mara.

“Nós nunca tínhamos pensado na possibilidade de uma pandemia. O mundo se fechou e que memória deste período vamos ter? Graças a vocês, a Alesp vai eternizar não o que o deputado pensa, o que o governador pensa, mas o que cada um viveu dentro da sua casa. Gerações virão e vão querer entender como o povo pensou. Esse livro vai servir de memória para o povo de São Paulo”, afirmou o 1° secretário da Assembleia.

O lançamento foi acompanhado por cerca de 150 idosos integrantes do NCI Viver Melhor, incluindo o coral do grupo, que realizou duas apresentações ao longo da cerimônia. O NCI Viver Melhor realiza atividades socioeducativas e socioassistenciais com os idosos da Vila Mara há 15 anos. “Nós temos uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e desenvolvemos um trabalho de convivência e de busca ativa. Realizamos diversas atividades com o intuito de tirar o idoso do isolamento e prevenir contra o asilamento”, contou Maria Isabel, uma das autoras do livro e gerente do NCI Viver melhor.

O livro nasce de uma dessas atividades realizadas pelo Núcleo. Durante o período de isolamento causado pela pandemia, o Núcleo propôs, de forma remota, que os idosos olhassem pela janela e falassem o que estavam vendo. A intenção era saber o que essas pessoas estavam passando e pensando durante aquele difícil momento.

A partir disso, Maria Isabel e Natalina decidiram reunir esses relatos em um livro que unificasse e eternizasse esses sentimentos e histórias da pandemia. Ou seja, apesar de as duas serem, de forma oficial, as autoras do livro, a obra conta com a fala de diversos moradores da Vila Mara.

Além das falas dos integrantes da mesa de honra, o evento teve homenagens aos idosos que tiveram seus relatos incluídos no livro e aos organizadores da obra. Ao final, exemplares e autógrafos foram distribuídos aos moradores da Vila Mara que acompanharam o lançamento.

O ILP e a pandemia da Covid-19

O livro “Diário da Pandemia: Isolamento, Medo e Esperança” se soma à diversas atividades organizadas pelo Instituto Legislativo Paulista sobre a pandemia de covid-19. Eventos, seminários, palestras, debates e congressos foram realizados durante o período, abordando a pandemia e sua repercussão em temas como Saúde Pública, Educação, Direitos Humanos, Urbanismo e Direito.

A obra é uma edição especial dos Cadernos do ILP: Ensino, Pesquisa e Extensão Cultural e foi produzida de forma distinta ao usualmente feito pelo Instituto. “Toda atividade que o Instituto Legislativo Paulista organiza é sobre algo que o ILP trouxe para a Assembleia e mostrou para a população. Então, esse caderno é inédito para nós, porque foi ao contrário. A população veio e trouxe pra gente o que a gente poderia mostrar”, disse Karina do Carmo, diretora-presidente do ILP.

Fonte: al.sp.gov

Anteriores Agricultoras que colocam as mãos no solo e o coração na natureza lançam livro
Próxima Lula defende diálogo com a Venezuela: 'Sou contra ingerência'