São Paulo comemorou nesta semana o Dia Estadual do Forró. A data, celebrada na terça-feira (13), é uma homenagem ao ritmo nordestino que se espalhou por todas as regiões do país. Em terras paulistas, os migrantes vieram buscar melhores condições de trabalho e trouxeram seus costumes, suas danças e seus ritmos.
O ex-parlamentar Gil Lancaster é o autor da Lei Estadual 16.898/2018. O dia 13 foi escolhido para ser o dia estadual por também ser o Dia Nacional do Forró e marcar a data em que Luiz Gonzaga nasceu.
O artista é a principal referência desse gênero, sendo responsável pela sua popularização na década de 50. Além da música, o forró é um estilo de dança e manifestação cultural ampla e diversa.
Como estilo musical, o forró pode ser associado a outros ritmos específicos como o baião, xote, xaxado, coco, embolada, arrasta-pé e rojão. A origem é relacionada com danças e bailes chamados de “forróbodó” realizados no final do século XIX.
Leis da Alesp
Os parlamentares da Assembleia são responsáveis por outras medidas que homenageiam e promovem a prática cultural e musical no estado. No início de dezembro comemora-se o Dia e a Semana Estadual do Samba em São Paulo, instituídos pelas leis 17.363/2021 e 16.394/2017.
Ambas as leis buscam promover a visibilidade do samba paulista e reconhecer o trabalho das pessoas que tornaram o samba como elemento da cultura brasileira e paulistana. Leci Brandão (PCdoB) é a autora das normas.