No início de março, a Caoa anunciou um plano para reformular a linha da Hyundai no Brasil. Até 2025, serão oito lançamentos. Destes, cinco já têm preços: Tucson, Ioniq, Kona, Kona EV e HR 4×4. Veja todos os valores abaixo:
Além dos modelos já confirmados, no ano que vem desembarcam o crossover elétrico Ioniq 5 e o SUV gigante Palisade. Um ano depois, em 2025 é a vez de a versão híbrida do SUV começar a ser vendida, assim como uma nova geração do Tucson. Confira o cronograma completo abaixo:
A grande novidade da lista é Kona. O SUV compacto vai estrear em duas versões: uma híbrida e outra elétrica. O problema é que o Kona foi recentemente reestilizado no exterior e adota um visual bem diferente do modelo que vai aparecer por aqui nos próximos meses.
A primeira versão a chegar é a híbrida, que desembarca em julho deste ano e tem porte semelhante ao de um Fiat Pulse. São 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Mas o desenho segue a mesma linha agressiva dos outros carros da marca. Os faróis são afilados e divididos em duas peças.
O Kona HEV tem o mesmo conjunto mecânico do Kia Niro: motor 1.6 a combustão e outro elétrico. Somados, entregam 141 cv.
Por R$ 209.990, o modelo está na mesma faixa de preços do SUV híbrido mais vendido do Brasil – Toyota Corolla Cross, que parte de R$ 199.690 e combina motor 1.8 aspirado com um elétrico e entrega 122 cv. Outro concorrente é o recém-lançado GWM Haval H6, que custa R$ 209 mil, mas tem motor consideravelmente mais potente: 243 cv, entregues por um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico.
Já o Kona elétrico começa a ser vendido em agosto. Tem o mesmo visual do modelo híbrido – com a diferença que traz o bocal de recarga onde seria a grade de um carro a combustão.
Como em vários carros elétricos, as rodas são parcialmente fechadas. Por fim, a traseira também tem lanternas separadas. Autoesporte, inclusive, flagrou o carro bastante camuflado rodando em São Paulo em agosto do ano passado.
O SUV é vendido em outros países com duas motorizações e pacotes de baterias. A que virá ao Brasil tem o equivalente a 136 cv de potência e as baterias de 39 kWh garantem 252 km de autonomia no ciclo Inmetro.
Nos preços, aparece em desvantagem contra os rivais mais próximos. O Peugeot e-2008 tem porte semelhante, mas custa R$ 30 mil a menos – tem tabela fixada em R$ 259.990. A potência de 136 cv é idêntica, mas a autonomia do SUV francês é ligeiramente infreior: 234 km de acordo com o Inmetro.
Outro concorrente é o chinês BYD Yuan Plus, disponível por R$ 269.990. Nesse caso, o motor elétrico entrega 204 cv. A autonomia também é maior – 294 km.
Em vez da nova geração, a Caoa Hyundai vai promover um facelift no velho conhecido Tucson, produzido em Anápolis (GO). O SUV médio, que também não é mais vendido lá fora, será basicamente igual ao modelo que era comercializado por aqui desde 2016.
A mudança no visual é básica, com novos arranjos para os faróis e lanternas, além de pequenas modificações nos para-choque e formato das luzes de neblina. O motor é o mesmo 1.6 turbo de 177 cv de potência e 27 kgfm de torque. O câmbio é o de dupla embreagem e sete marchas.
O Ioniq, por sua vez, já está no Brasil. Só que a Caoa oferecia o carro híbrido apenas em modalidade de aluguel, que custa R$ 3,3 mil por mês no plano inicial. Agora a companhia resolve vender o modelo nas concessionárias e para o público geral.
O liftback com ares de sedã (parecido com o Toyota Prius e que foi apresentado em 2016) já saiu de linha no exterior, mas a Caoa Hyundai vai colocá-los nas lojas brasileiras assim mesmo. O Ioniq é um híbrido paralelo, ou seja a bateria é carregada apenas nas frenagens e desacelerações – e não por meio de fontes externas como os híbridos plug-in.
O motor é o 1.6 aspirado de 105 cv e 15 kgfm a gasolina que trabalha em conjunto com outro elétrico de 44 cv e 17,3 kgfm. Ao todo são 141 cv de potência e 27 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas. A grande vantagem desse conjunto é o bom consumo de combustível, que chega a 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
O Hyundai tem 4,47 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 456 litros.
Uma novidade também vai entrar na linha do HR, o conhecido caminhãozinho da Hyundai. A marca vai passar a oferecer a tração 4×4 no Veículo Urbano de Carga (VUC) equipado com motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm.
O casamento entre a Hyundai e a Caoa voltou a esquentar após o episódio de discordância entre Caoa e Hyundai sobre a continuidade do contrato de representação entre a fabricante sul-coreana e o grupo brasileiro.
Depois de quase acabar em separação, os laços entre as duas empresas foram reafirmados. A parceria, que teve início em 1999, seguirá com a distribuição de veículos importados e a produção do HR e do Tucson.
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Fonte: direitonews