O Instituto do Legislativo Paulista realiza, na próxima terça-feira, dia 29, um seminário sobre crimes cibernéticos. O evento conta com palestras de delegados da Polícia Civil e de especialistas em segurança digital e será oferecido de forma híbrida, tanto presencial quanto on-line.
A programação conta com quatro horas e é dividida em dois blocos: o primeiro será sobre tipos de crimes cibernéticos e violação de dispositivos eletrônicos e redes de dados. Após o intervalo, o segundo bloco instruirá sobre a prevenção e segurança digital, atuação de bancos no combate às fraudes e uma última etapa sobre sugestões de mudanças legislativas. Este último contará com um debate entre Richard Gantus Encinas, promotor de Justiça do Cyber Gaeco, e Everson Aparecido Contelli, delegado e coordenador da Unidade de Inteligência Policial.
O que são crimes cibernéticos?
Crimes cibernéticos são ataques mais comuns do que se pensa. Com o compartilhamento de cada vez mais dados pessoais na internet, os ataques estão se tornando mais frequentes. Hackers invadem sistemas, computadores ou qualquer outro dispositivo conectado à rede. A maior parte desses ataques visam dinheiro e informações de contas bancárias.
Os tipos de crimes online mais frequentes são: fraude de identidades, roubo de dados financeiros, roubo e venda de dados corporativos, ciberextorsão (quando uma quantia monetária é exigida para evitar uma ameaça de ataque), espionagem cibernética e violação de direitos autorais. Outra prática comum dos criminosos é usar vários tipos de vírus para afetar os computadores e dispositivos.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados, instituída pela Lei Federal 13.709/2018, garante os direitos do cidadão, estabelecendo normas que empresas e órgãos públicos devem seguir sobre coleta e uso de informações pessoais.
Inscrições
Público-alvo: cidadãos em geral, gestores públicos, parlamentares e assessores.
Escolaridade exigida: Sem exigência
Data: 29/11/2022
Horário: das 14h às 18h
Forma de Realização: Híbrida
Total de vagas: 1110
Período de inscrição: 27/10/2022 a 28/11/2022
As inscrições devem ser feitas através do site do ILP (al.sp.gov.br/ilp)