Frente Parlamentar do Empreendedorismo se reúne na Alesp para debater propostas para o setor


A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem) se reuniu nesta quarta-feira (14), às 9h, no Auditório Teotônio Vilella da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O encontro buscou debater os avanços e os desafios do setor em território estadual, com o objetivo de elaborar a “Carta pelo Empreendedorismo ao Governo de São Paulo”.

O documento irá reunir as propostas voltadas para o empreendedorismo que estão sendo discutidas até 22 de dezembro, por diversas instituições ligadas à área. A expectativa é a de que a minuta da Carta seja entregue ao governador até o final de janeiro.

A Frente

Dentre as atividades da Frepem, incluem-se propostas de políticas, articulação para a aprovação de projetos, debate de temas, regulamentação, fiscalização e aplicação de preceitos legais para apoiar os empreendedores paulistas, em especial as micro e pequenas empresas.

O encontro

No evento, estiveram presentes o presidente da Frepem, o deputado Itamar Borges, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-SP), Carlos Alberto Baptistão. A solenidade também contou com a participação de representantes de instituições parceiras que apresentaram seus programas atuais e os últimos avanços no atendimento aos empreendedores.

Na ocasião, as organizações debateram as principais demandas e propostas para o setor. Dentre elas, destacam-se a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o Banco do Povo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe/Fapesp), DesenvolveSP e o Sefaz.

Os principais desafios apontados pela Frepem na solenidade foi a necessidade de capacitação técnica para os empreendedores, de implementação de uma lei que confira acesso às compras governamentais e de mais acesso ao crédito.

A Frepem também destacou, dentre os desafios, a necessidade de atualizar os limites do Simples Nacional, com a proposta de adotar um sistema semelhante ao do Imposto de Renda. Foi discutida também a possibilidade de se implementar uma política industrial marcada pela inovação tecnológica.

Anteriores Simpósio discute estratégias para resgate da confiança da população nas vacinas
Próxima Representantes de organizações sociais são ouvidos na Comissão de Trânsito