Estado norte-americano de Montana é o 1º a banir completamente o TikTok


O governador Greg Gianforte assinou o projeto de lei na quarta-feira (17), depois que a medida legal foi facilmente aprovada pela legislatura do estado. A proibição está programada para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2024.
Segundo a lei, as lojas de aplicativos e o TikTok serão multados em US$ 10 mil (R$ 49,3 mil) sempre que um usuário no estado de Montana receba “a opção de baixar o aplicativo móvel TikTok” e continuará a multá-las enquanto a violação continuar.
A representante do TikTok, Brooke Oberwetter, disse que a lei viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA e tentou aliviar as preocupações dos usuários em Montana.

“Queremos garantir aos residentes de Montana que eles podem continuar usando o TikTok para se expressar, ganhar a vida e encontrar a comunidade enquanto continuamos trabalhando para defender os direitos de nossos usuários dentro e fora de Montana”, disse ela.

Logotipo do TikTok - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023

Os legisladores e o Departamento Federal de Investigação (FBI) disseram que estão preocupados com a possibilidade de o aplicativo ser usado pelo governo chinês para espionar cidadãos norte-americanos. O TikTok tomou várias medidas para apaziguar as autoridades dos EUA, aparentemente sem sucesso.
A Electronic Frontier Foundation (EFF, Fundação Fronteira Eletrônica), um grupo ativista de direitos e privacidade on-line, disse que a lei de Montana vai falhar em seu objetivo, além de violar a Constituição americana.

“Essa proibição não protegerá os dados privados dos residentes de Montana. As empresas vão continuar a coletar e monetizar informações pessoais e torná-las amplamente disponíveis para compradores, ladrões e agentes estrangeiros“, disse EFF.

Em vez de uma legislação restrita focada no TikTok, a EFF recomenda que os legisladores aprovem leis de privacidade de dados.
Ministro Flávio Dino dirante coletiva de imprensa após reunião com os representantes de mídias sociais, Brasília, 10 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores IBGE: Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março
Próxima Senacon vai monitorar preços de combustíveis no país