Em lançamento, Frente Parlamentar das Atividades Náuticas prevê aumento de divulgações sobre o setor


Após lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Atividades Náuticas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta semana, o coordenador do grupo, deputado Castello Branco (PL), apresentou um plano de ação que prevê aumento na divulgação das atividades náuticas, além de levantamentos sobre a estrutura e a capacidade de investimentos do setor.

Como o parlamentar não foi reeleito, um novo coordenador será definido para a próxima legislatura, que será iniciada em 15 de março de 2023. A frente reúne deputadas e deputados com a missão de contribuir para o setor que movimenta o esporte, o turismo, o comércio e o transporte fluvial.

Estão previstos encontros periódicos nos próximos meses, com a presença de especialistas, autoridades e membros da comunidade náutica. A próxima está marcada para fevereiro de 2023. O grupo também pretende fomentar a competitividade entre empresas do setor, aumentar a arrecadação para investimentos em políticas públicas, bem como incentivar alternativas de sustentabilidade.

O deputado Castello Branco afirmou que investimentos no setor podem beneficiar grande parcela da população paulista. “A atividade náutica tem potencial enorme de geração de renda e empregos”, disse.

Presente no encontro, o presidente do Fórum Náutico Paulista e ex-deputado da Alesp, Marco Antônio Castello Branco, comentou sobre a importância de compartilhar recursos e informações entre as instituições. “A cooperação entre o Legislativo, a Marinha e o Fórum facilita todas as operações de desenvolvimento das atividades náuticas”, pontuou.

Fiscalização

A fiscalização de embarcações foi outra pauta contemplada no encontro. O chefe do Estado Maior do 8° Distrito Naval, capitão Rafael Burlamaque, destacou o potencial hídrico do Estado de São Paulo e os desafios no controle de tantas embarcações. “Somos responsáveis pelos maiores portos do país, é um grande desafio, porém agora com o apoio do Legislativo estamos ainda mais motivados para sequência dos trabalhos”, afirmou.

Anteriores Deputados criticam reações aos ditos atos antidemocráticos
Próxima PL pede ao TSE para manter verificação de urnas do segundo turno