Deputado se reúne com representantes da Rumo Malha Paulista e sociedade de Sumaré e Hortolândia


Por intermédio do deputado estadual Dirceu Dalben, aconteceu nesta quinta-feira, dia 23, em Sumaré, uma reunião junto a representantes da Rumo Malha Paulista e da sociedade civil dos municípios de Sumaré e Hortolândia, para tratar da construção de viadutos sobre a linha férrea nas duas cidades. O objetivo foi conhecer os projetos e o passo a passo de cada um deles, a fim de esclarecer as dúvidas da população e, principalmente, auxiliar para que as obras saiam do papel o quanto antes.

Além de representantes da Rumo, também estiveram presentes vereadores das duas cidades, membros da OAB de Sumaré e OAB de Hortolândia, representantes das associações comerciais de ambos os municípios e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré.

“Foi uma reunião muito produtiva, a Rumo foi clara e objetiva, nos mostrando os projetos prontos, as documentações e expondo alguns entraves que estão sendo enfrentados. Mas os viadutos serão realidade, isso é concreto, os projetos estão andando e, até 2026, os viadutos devem estar prontos, entregues para a população. A Rumo tem uma obrigação contratual com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e tem prazos para concluir as obras”, explicou o deputado.

De acordo com os representantes da Rumo, a pandemia pelo coronavírus infelizmente atrapalhou o cronograma dos trabalhos, em virtude da escassez de insumos, e o Marco Legal das Ferrovias (Lei nº 14.273/2021) ampliou em um ano o prazo para as concessionárias realizarem os investimentos e obras previstas. Rodrigo Stéfano, Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, informou que a empresa está realizando todos os esforços para iniciar as obras de um dos viadutos de Sumaré e do de Hortolândia ainda este ano, antecipando os prazos previstos em contrato.

No caso de Sumaré, o primeiro viaduto a ser construído e que já está com projeto pronto ficará na altura do Jardim Primavera, transpondo a linha férrea para eliminar a atual passagem de nível e os riscos de acidentes. A nova previsão é que o dispositivo seja entregue em 2024.

Em Hortolândia, o viaduto vai passar sobre a linha férrea e o Ribeirão Jacuba, ligando a Avenida São Francisco de Assis com a Avenida Santana. “Em Hortolândia, o projeto é um pouco mais complexo porque a Rumo precisa de licenciamentos ambientais devido ao rio. Colocamos nosso mandato à disposição para auxiliar a empresa com estes procedimentos mais burocráticos e que envolvem o Governo do Estado, para que consigamos iniciar as obras o mais rápido possível”, explicou o deputado, que foi um dos principais defensores da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, assinada em maio de 2020.

Em janeiro, Dalben oficiou a concessionária sobre o andamento dos projetos e das obras. “Estou muito agradecido pelo diálogo e pela transparência. Estamos otimistas e seguimos acompanhando de perto os trabalhos, porque temos urgência na construção destes viadutos. Eles representam um grande salto em infraestrutura e mobilidade urbana para as cidades, mas, ainda mais importante, os dispositivos vão poupar vidas que ainda hoje são perdidas em acidentes que acontecem nas linhas férreas, nos locais de conflito com as vias urbanas”, enfatizou o parlamentar.

Participaram do encontro promovido por Dalben os representantes da Rumo: Rodrigo Stéfano (Relações Institucionais e Governamentais), Marcelo Rodrigues (Coordenador de Relações Institucionais), Thiago Augusto (Especialista em Relações Governamentais) e Leonardo Pires (Coordenação de Implantação); o presidente da Câmara de Sumaré, vereador Hélio Silva, e os vereadores hortolandenses Enoque Leal Moura e Luiz Meira.

Representando a sociedade civil, também estiveram presentes os advogados Paulo Roberto da Silva (presidente da OAB de Sumaré), Luis Leite (presidente da OAB de Hortolândia), Francisco Lopes dos Santos (vice-presidente da OAB de Hortolândia), Denilson Cazuza dos Santos (comissão de Meio Ambiente da OAB de Hortolândia), André Gomes Bertucci dos Santos (comissão de Direito do Trânsito da OAB de Hortolândia); Felipe Verza (presidente da Acias – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Almir Grizante (diretor da Aciah – Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) e Gabriel Carrasco, representando comerciantes das duas cidades; e Mimo Ravagnani, representando a AEAS – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sumaré. Todos agradeceram pela oportunidade de conhecer melhor o andamento dos projetos e se colocaram à disposição para auxiliar no que for cabível dentro de suas áreas de atuação profissional.

Além do encontro promovido pelo Deputado Dalben, os representantes da Rumo também estiveram nas prefeituras de Sumaré e Hortolândia nesta quinta-feira, prestando esclarecimentos aos prefeitos Luiz Dalben e Zezé Gomes, respectivamente.

Fonte: al.sp.gov

Anteriores Deputado vai destinar R$ 10,5 milhões em emendas para o interior paulista
Próxima Deputado vai a São José do Rio Preto para visitar o Hospital de Base