O deputado estadual Dirceu Dalben está solicitando ao Governo do Estado maior agilidade na liberação de recursos aos municípios paulistas, que têm sido afetados pelas chuvas, a fim de minimizar – o mais breve possível – os danos à população.
Parte das emendas de Dalben ao Orçamento do Estado de 2023 foi destinada às Defesas Civis Municipais. O parlamentar indicou que estes recursos sejam revertidos em ajuda humanitária às famílias, bem como em obras e melhorias necessárias para o restabelecimento de serviços públicos, recuperação de ruas, estradas, pontes, entre outros.
“Nosso mandato segue realizando todos os esforços para que a normalidade seja restabelecida o quanto antes nos municípios que vêm sofrendo com enchentes e temporais, como cidades das regiões de Campinas, Baixada Santista, região central do nosso estado. Temos acompanhado o trabalho do Governo Estadual, reconhecemos a dedicação de todas as equipes envolvidas no enfrentamento das situações de emergência e calamidade pública, mas não podemos deixar de considerar que muitas das cidades atingidas ainda não conseguiram prestar os serviços públicos essenciais. Precisamos auxiliá-las para o pronto restabelecimento da normalidade”, explicou o deputado.
Em ofícios destinados ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Governo, Gilberto Kassab, e ao secretário-chefe da Casa Militar e Defesa Civil, coronel PM Henguel Pereira, Dalben solicita a liberação de recursos aos municípios de forma mais efetiva, bem como de materiais, equipamentos e mantimentos para as famílias.
O deputado teve R$ 58 milhões em emendas aprovadas no Orçamento do Estado de 2023 para investimentos nas Defesas Civis Municipais. “Vejo que estes recursos podem ser utilizados para fazer frente às situações de emergência e calamidade pública que alguns municípios ainda se encontram. Precisamos cuidar das pessoas em primeiro lugar, recuperar as cidades e investir em ações que reduzam os riscos de enchentes e alagamentos”, detalhou Dalben.
O deputado também se colocou à disposição da população paulista e dos prefeitos e prefeitas, para auxiliar com o que estiver ao alcance de seu mandato.
“Além do nosso trabalho, contem também com nossas orações. Sabemos que o momento é difícil para muitas famílias e, infelizmente, os temporais fizeram vítimas fatais. É uma tristeza muito grande. Pedimos que Deus dê conforto e força a todos”, finalizou.
Fonte: al.sp.gov