Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (21/03), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges e composta por parlamentares e representantes de entidades representativas, entregou a Carta pelo Empreendedorismo ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O documento reúne as principais propostas dos setores de negócios para as políticas públicas que visam melhorar o ambiente empreendedor paulista.
Um momento importante para o empreendedorismo de São Paulo. Participaram da reunião, os secretários Gilberto Kassab (Relações Institucionais), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos), Samuel Kinoshita (Fazenda e Planejamento), Arthur Lima (Casa Civil), Leonardo Sultani (Executivo de Gestão e Governo Digital), o consultor da Frepem, Silverio Crestana, deputados estaduais, entidades da Frepem, como Sescon-SP, ACSP, Fiesp, Sebrae-SP, entre tantas autoridades.
O deputado Itamar Borges abriu a reunião falando sobre a importância deste diálogo e trabalho conjunto em busca de desburocratização, simplificação e melhoria do ambiente de negócios. Também citou alguns prontos da Carta e elogiou o Governo de SP pelas iniciativas já implementadas, como a redução de tributos do ICMS, eliminação de obrigações acessórias, ações de apoio e incentivo ao empreendedorismo, projetos de capacitação e iniciativas educacionais. “Juntos, vamos continuar nossa missão em defesa do empreendedorismo e colocar São Paulo em destaque. Estamos otimistas e empenhados em trabalhar junto com o Governo pelo nosso estado”, destacou o parlamentar, ao agradecer o governador e sua equipe.
“Não podemos ver os nossos empreendedores fechando as portas. Por isso, vamos nos unir para resolver as questões que afligem o setor. O empreendedorismo é a nossa força viva”, disse o governador Tarcísio de Freitas, ao agradecer a Carta e comentar várias propostas apresentadas. “Agora, vamos analisar cada ponto da Carta e cada Secretaria ou órgão público irá dar atenção, refletir e acolher essas sugestões. Nosso governo valoriza essa mobilização e está disposto e empenhado em resolver as questões apontadas na Carta”, complementou.
Representantes das entidades que integram a Frepem destacaram algumas iniciativas importantes para os setores de serviços, comércio e indústria. O presidente de Sescon-SP, Carlos Aberto Baptistão, ressaltou a importância de medidas práticas que melhorem o dia a dia das empresas. Também falaram o consultor da Frepem, Silverio Crestana; o vice-presidente da Associação Comercial, Roberto Ordine; o presidente do Compi/FIESP, Sylvio Gomide; o diretor da Agência Unesp de Inovação, Saulo Guerra.
A Carta pelo Empreendedorismo tem como objetivo apresentar ações práticas para o desenvolvimento econômico e inovação, geração de empregos e renda, competitividade do setor produtivo, fortalecimento do empreendedorismo, indústria, comércio, serviços, turismo e agronegócio, além de ações para desburocratização da gestão pública e desoneração tributária. O documento apresenta propostas voltadas para a Educação, Inovação, Desenvolvimento Territorial e Setorial, Crédito, Sustentabilidade e ASG, Tributário, Desburocratização, Compras Públicas, Microempreendedor Individual, Exportação, Empreendedorismo nas Regiões Periféricas e Reforma Tributária.
Fonte: al.sp.gov