Comissão de Constituição analisa nesta quarta PEC que prevê recursos exclusivos a Santas Casas e hospitais beneficentes


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo analisa, nesta quarta-feira (7), 89 matérias. A reunião extraordinária foi convocada para as 14h, no Plenário Dom Pedro I, e será transmitida em tempo real pelo canal da Alesp no YouTube.

Duas matérias serão analisadas em caráter conclusivo. As demais, seguem em tramitação na Casa após receberem o aval do colegiado.

Santas Casas e hospitais beneficentes

Entre as proposições a serem analisadas, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2019, de autoria de 34 parlamentares. O documento prevê que pelo menos 25% das emendas impositivas (que são partes do orçamento estadual que os parlamentares têm direito a indicar para determinadas finalidades) sejam direcionadas a Santas Casas e hospitais beneficentes que atendam pelo SUS.

Atualmente, 0,3% da receita corrente líquida prevista no orçamento fica reservado para que os deputados e as deputadas estaduais direcionem a obras e serviços públicos em território estadual. Metade das indicações já precisa ser para a área da Saúde. Agora, a proposta é para que metade dessas destinações exclusivas da Saúde seja para o fortalecimento das instituições hospitalares especificadas.

Aposentadoria

Além disso, será apreciada, ainda, a PEC 1/2022, também de autoria de 34 parlamentares. A matéria visa garantir que as pessoas que já haviam preenchido os requisitos para se aposentar no serviço público quando a Emenda Constitucional 49/2022 passou a valer não tenham de cumprir a exigência de idade prevista no novo documento, que é de 56 anos para as mulheres e de 61 para os homens. A medida visa reduzir os prejuízos para aqueles que se enquadram no período de transição.

Outros destaques

Além das propostas de alteração na Constituição, estão previstas diversas outras matérias para a reunião, tratando de assuntos como ingresso na Carreira da Polícia Militar; cargos no Tribunal de Justiça Militar; Programa Infância sem Pornografia; informações de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre a tipagem sanguínea no RG; internet gratuita a estudantes e professores da rede estadual; atendimento preferencial a doadores de medula óssea; Instituto Médico Veterinário Legal; ônibus elétricos, movidos a baterias; Censo Hospitalar Eletrônico; Canal Unificado de Remédios de Alto Custo; Proibição de exclusão de candidatos aprovados em concursos públicos fora das vagas, entre outros.

Pauta geral da reunião

De acordo com a pauta, 65 documentos contam com parecer favorável do relator; 17 têm posição favorável, mas com substitutivo ou apresentação de emendas (alterações); quatro receberam indicação de redação final; dois têm pedido de juntada a outro projeto; e um tem posicionamento contrário.

As convocações de todas as comissões permanentes, bem como as pautas das reuniões podem ser acessadas no Portal da Alesp (https://www.al.sp.gov.br/comissao/comissoes-permanentes/).

A CCJR

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação é formada por 13 membros efetivos. Sua função é analisar se as matérias que tramitam na Casa estão adequadas em termos constitucionais, legais e jurídicos, além de propor redação final às propostas.

Anteriores Congresso na Assembleia Legislativa destaca importância dos vereadores
Próxima Em última reunião do ano, vereadores apontam destaques dos trabalhos da Comissão de Turismo