O Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre completa hoje – 8 de março – um ano de dedicação e atenção aos idosos, residentes em Várzea Grande. O espaço social oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.
Para comemorar a data em que se deu a abertura das atividades e também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi realizada no local vasta programação, que contou com as presenças da primeira-dama, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, idealizadora do Centro de Convivência do Idoso Vovô Zeid, da secretária da Assistência Social, Ana Cristina Vieira e da vereadora Eucaris Arruda, representando a Câmara Municipal.
“Hoje é um dia duplamente especial, aniversário de um ano de funcionamento desse espaço de convivência que tanta alegria e tanta transformação trouxe para vida de tantas pessoas, e o Dia Internacional da Mulher. É uma honra e uma alegria estar comemorando, aqui com vocês essas duas datas tão importantes” disse a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, destacando que quando soube que a casa iria comemorar um ano de funcionamento, no mesmo dia dedicado a mulher, não pensou em estar em outro local senão no Centro Vovô Zeid.
Kika Dorilêo agradeceu a presença da ex-prefeita Lucimar Campos e destacou a gratidão com o aconselhamento que ela lhe deu na ocasião em que o prefeito Kalil Baracat foi eleito prefeito de Várzea Grande. “Dona Lucimar foi a primeira pessoa que me recebeu, me segurou pela mão, e me mostrou o caminho, como eu deveria me portar, como era ser uma primeira-dama e quais todas as funções de ser primeira-dama, e eu sou muito grata por esses ensinamentos. Mulheres como a senhora, de coração generoso, que abrem caminho e seguram nas mãos de outras mulheres, e mostram o caminho a seguir precisam ser referenciadas, não somente neste no dia da mulher, mas sempre”.
Ela também destacou o trabalho atuante que vem sendo realizado pela vereadora Eucáris Arruda, que representa tão brilhantemente as mulheres de Várzea Grande. “Nós temos tantas mulheres buscando posto de destaque e isso só foi possível porque lá atrás, teve mulheres que romperam barreiras. Eu sei que ultimamente muitas mulheres pelo Brasil têm sofrido violência política, e trago a senhora o meu reconhecimento pela força, e digo, estamos todas juntas, porque as mulheres precisam seguir em frente e abrir espaços para outras mulheres”.
A ex-prefeita Lucimar Campos disse que Várzea Grande está muito bem representada no setor social por que conta com uma mulher forte e determinada, que além de ser uma primeira-dama atua como conselheira em todas as demandas do município. “A Kika ao lado do prefeito Kalil Baracat tem realizado um belíssimo trabalho e estão de parabéns por esse movimento que tem sido feito no município e é isso o que a gente quer. Queremos que Várzea Grande continue nesse dinamismo e atenção aos seus moradores. Esse local foi idealizado por mim, mas o maior legado é o trabalho que tem sido feito aqui, e muito bem desempenhado pela secretária Ana Cristina que comanda a pasta”.
Quanto às comemorações ao aniversário de funcionamento do Centro de Convivência do Idoso, Lucimar Campos, disse que sente orgulhosa por ver que o local, que leva o nome de seu pai, está sendo bem cuidado, e que desenvolve exatamente a proposta em que foi criado, de atender a população idosa e de forma humanizada. “Fico mais feliz ainda ao saber que esse Centro tem sido referência para outros municípios e que o trabalho realizado aqui é de excelência, e isso me deixa muito emocionada porque esse espaço foi idealizado com carinho e em homenagem ao meu pai, que muito contribuiu para o desenvolvimento dessa terra e que com certeza, por seu propósito em vida de ajudar ao próximo, deixou o seu legado”.
Lucimar Campos disse ainda que ser primeira-dama não é trabalho fácil, porque exige empenho e dedicação, para poder realizar o que almejamos, reafirmando que a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat está desempenhando muito bem esse papel.
Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que todo o trabalho desenvolvido no Centro de Convivência do Idoso é fruto do sonho idealizado pela ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, e que tem sido executado conforme o seu desejo, que é o de bem atender a esse público em especial. “É importante ter um olhar especial para a melhor idade, e esses são exemplos que a gente quer multiplicar”, assegurou a secretária propondo um desafio: No final do ano, todos usuários do Vovô Zeid deverão realizar um espetáculo musical, contando a história do rock desde os anos 50, e cantando músicas do grupo Capital Inicial no palco.
Para as mulheres, Ana Cristina deseja um ano de reflexão, e que todas contem com o poder público, na secretaria de Assistência Social e na luta de seus direitos. “A secretaria de Assistência faz parte de todas as redes de proteção, e hoje representando a primeira-dama Kika Dorilêo estou no colegiado estadual de gestoras públicas, estou à frente de municípios de grande porte e também articulando o fórum na baixada cuiabana e fortalecendo nacionalmente o espaço de Várzea Grande em ambientes de discussão, para trazer melhorias para o nosso município. Temos apoio do senador Jayme Campos que é um apaixonado por Várzea Grande, temos o apoio da bancada do MDB, do nosso prefeito e da nossa primeira-dama, porque política pública não é caridade, política pública é obrigação. Somos servidores públicos e temos a missão de bem atendê-los”.
A gerente do Vovô Zeid, Keli Cavalcante agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipe que atua de forma eficaz no desenvolvimento do Centro de Convivência. “Se hoje somos referência para outros municípios também se deve ao trabalho desenvolvido por cada um de vocês. Vamos continuar com essa missão de atender com carinho e zelo, esse público mais que especial”, completou.
Fonte: @secomvg