O Dia Internacional da Doação de Livros é celebrado em 14 de fevereiro. A data foi criada com o objetivo de despertar e promover nas pessoas um maior interesse pela troca e pelo compartilhamento de livros. Essa prática contribui para a sustentabilidade ambiental, além de evitar o consumismo exagerado de livros.
Uma curiosidade é que, hoje, em muitas cidades do mundo, leitores deixam livros usados em locais públicos para que possam facilmente ser achados por futuros leitores.
O cidadão e a cidadã paulista também podem doar livros usados para a Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “A obra pode ficar no acervo do Parlamento, encaminhada ao “Projeto Livro Livre”, que é uma estante localizada no subsolo da Alesp (em frente ao Poupatempo), ou, ainda, ser direcionada às bibliotecas comunitárias e escolares”, explica a bibliotecária da Alesp, Adriana Barilon.
Para doar, basta entregar os livros na própria Biblioteca, localizada no terceiro andar, sala 337, do Palácio 9 de Julho, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201. O funcionamento é das 10h às 18h. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3886-6580 ou por e-mail: acervo@al.sp.gov.br.
Segundo o gestor da Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico, Jair Pires de Borba Júnior, é fundamental que o livro doado esteja em boas condições: sem danos, fungos ou sujeiras. Jair também destaca que, caso a pessoa tenha uma grande quantidade de livros, é aconselhável listar quais obras deseja doar.
“As obras das Ciências Humanas e Políticas, como Direito, Sociologia, Filosofia, História e Literatura são as áreas de maior interesse da biblioteca do Parlamento Paulista. Apenas não aceitamos livros didáticos, religiosos, desatualizados ou da área de Informática”, ressalta.
Origem
O Dia Internacional da Doação de Livros surgiu em 2012 em uma ação de voluntários na Inglaterra. A campanha se popularizou rapidamente pela internet por conta da nobre missão: facilitar o acesso à leitura para todas as pessoas, seja por meio de grandes doações ou com o simples gesto de passar um único exemplar adiante.
Leis incentivam doação em SP
A Alesp possui uma consolidada legislação de estímulo e promoção à leitura no estado de São Paulo. Nesse sentido, destaca-se a Lei 15.829/2015, que instituiu o Programa Estadual de Bibliotecas Comunitárias para atender, preferencialmente, as cidades do interior do Estado e os bairros da capital onde não existem bibliotecas.
O objetivo da iniciativa é possibilitar o acesso à cultura e à educação por meio dos livros, periódicos, jornais e revistas, às comunidades que não disponham de bibliotecas ou cujo acesso seja precário.
De acordo com a norma, essa medida também busca implantar bibliotecas em todo o estado de São Paulo para facilitar o acesso da população a livros didáticos, de pesquisa e literários e incentivar a leitura.
Ressalta-se, também, a Lei 15.360/2014. A norma estabeleceu a Semana de Incentivo à Leitura, a ser comemorada, anualmente, no mês de abril, entre os dias 17 e 23. Esse período abrange o Dia Mundial do Livro, celebrado em 22 de abril. Com base nessa perspectiva, há também a Lei 12.876/2008, que criou o Dia da Leitura, a ser comemorado, anualmente, em 12 de outubro.
Fonte: al.sp.gov