Aprovada diligência para verificar situação do CEU Três Pontes


André Bueno | REDE CÂMARA SP

Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes desta quarta-feira (8/3)

HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (8/3), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo aprovou um requerimento de autoria do vereador Eduardo Suplicy (PT) para realização de uma diligência no CEU (Centro Educacional Unificado) Professora Nilzete Letícia Bispo dos Santos, conhecido como CEU Três Pontes, localizado no Jardim Célia, na zona leste do município.

No documento, o Suplicy explica que é preciso para averiguar possíveis problemas relacionados ao vazamento de gás nas dependências da unidade, a interrupção de atividades escolares no ano passado, e denúncias de problemas de estrutura na recolocação de estudantes em outras unidades escolares.

“Foram detectados alguns problemas no CEU Três Pontes. Então, eu fiz uma sugestão de que membros da Comissão possam visitar este CEU e foi aprovado, inclusive, tanto o Coronel Salles, quanto o Dr. Nunes Peixeiro, resolveram ir comigo nesta visita para averiguarmos em que pé está a situação deste Centro Educacional”, disse o parlamentar.

“Vamos avaliar se é problema de gás, quais são os outros problemas também. Eu acho importante a Comissão fazer uma visita a essa escola e naquilo que a gente puder solucionar e ajudar, a gente vai colaborar também porque esse é o nosso papel”, destacou a presidente da Comissão, vereadora Edir Sales (PSD).

Projetos de Lei

Entre os itens colocados em discussão, receberam aval do colegiado o PL 400/2022, de autoria de 12 vereadores, que declara a Cultura Evangélica como Patrimônio Imaterial e Cultural do Município de São Paulo. Houve ainda aprovação do parecer favorável a dois PLs para inclusão no Calendário de Eventos do Município, do Dia do Kimchi, uma comida típica da cultura coreana, sendo o PL 443/2022 do vereador Aurélio Nomura (PSDB), e o PL 544/2022, de autoria do vereador Rinaldo Digilio (UNIÃO), para inclusão do Dia de Conscientização do Tumor Dermoide.

Já o PL 12/2012, do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que cria o Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, na Subprefeitura da Lapa, recebeu aval apesar de duas abstenções, dos vereadores Eduardo Suplicy (PT) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).

Parlamento Jovem Ensino Médio

Os integrantes do colegiado também discutiram a indicação de representante da Comissão para compor a Comissão Avaliadora da 3ª Edição do Parlamento Jovem Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat 2023. A vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) disse que o partido PSOL tinha interesse na indicação, o que foi aceito por todos em votação.

Despedida

Eleito deputado estadual nas eleições de 2022, o vereador Eduardo Suplicy aproveitou a sua última participação na Comissão de Educação para se despedir. Ele ainda recebeu declarações de agradecimento e admiração de todos os membros do colegiado e houve a declamação da poesia “Os que Lutam”, de Bertolt Brecht, pelo artista Camilo Torres, conhecido como Palhaço Pirulito.

“Aqui na Câmara Municipal, o que eu percebo é que vereadores de todos os partidos têm um respeito mútuo por mim e um carinho e respeito, e me dá muito gosto em trabalhar com eles e elas”, disse o vereador Eduardo Suplicy. Ele deve tomar posse na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) no dia 15 de março, terça-feira da semana que vem.

A presidente do colegiado disse que a Comissão de Educação, Cultura e Esportes fez essa homenagem em nome da Câmara Municipal de São Paulo. “Foi uma homenagem muito bonita. Eu tenho certeza de que todos os vereadores da Câmara, não só os da Comissão de Educação, têm uma grande admiração pelo Suplicy. Ele é muito dinâmico, uma pessoa experiente, mas tem algumas características fundamentais, não só no ser humano, como no ente político: humildade, sabedoria, ética, honestidade”, destacou a vereadora Edir Sales.

A reunião desta quarta, que pode ser conferida no vídeo abaixo, foi conduzida pela presidente do colegiado, vereadora Edir Sales (PSD), e contou com a presença dos vereadores Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Celso Giannazi (PSOL), Coronel Salles (PSD), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL), Eduardo Suplicy (PT) e Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS).

 

Anteriores Alesp aprova e governo sanciona ampliação da zona industrial de Guararema
Próxima Lula recebe trabalhadoras da linha de frente do SUS durante a pandemia