André Lara Resende sobre presidência do Banco Central: “Deixa eu sentar lá para ver se o mercado vai encarar”


O economista André Lara Resende afirmou que o Banco Central (BC) está capturado pelos interesses que deveria regular. A declaração foi feita por ele em entrevista ao Valor Econômico na segunda-feira (13).

Lara Resende, que tem sido especulado como eventual sucessor de Roberto Campos Neto como presidente do BC, disse não ver um embate com o mercado que a instituição financeira não possa enfrentar.

“Deixa eu sentar lá para ver se o mercado vai encarar”, afirmou o economista.

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

Questionado se aceitaria a presidência do BC, Resende se esquivou de responder diretamente. “Isso é pergunta que se faça? Qualquer pessoa competente que sente lá não ficaria refém do mercado”, disse o banqueiro.

O tom conciliador da equipe econômica obrigou Lula a enfrentar a “arrogância do Banco Central”, de acordo com Resende.

“Ele [Lula] montou um ministério conciliador que não estava enfrentando a arrogância do Banco Central e ele foi obrigado a sair a campo”, afirmou o economista.

Pró-autonomia do Banco Central, Resende disse que Campos Neto deve permanecer no cargo: “Ele não é o único voto no Copom e está submetido ao Conselho Monetário Nacional. Basta que ele, inteligente como é, não confronte um governo legitimamente eleito”.

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Hungria planeja se juntar às operações militares da França na África
Próxima Haddad avalia que Congresso tem sinalizado apoio ao Executivo