Alesp promove reunião de boas-vindas e de planejamento com novos parlamentares eleitos


Os novos deputados e deputadas estaduais eleitos para o mandato 2023-2027 foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira (2). O encontro, promovido pela Mesa Diretora, teve o objetivo de dar as boas-vindas aos parlamentares, além de apresentar a estrutura da Casa.

“Organizamos essa recepção para dar uma diretriz aos novos deputados e deputadas. Dos 94 parlamentares, 39 não são reeleitos, e destes, 30 nunca assumiram o cargo. Então, considero importantíssimo esse momento, porque a partir dele todos podem já começar a planejar as suas atividades”, disse o presidente do Parlamento, Carlão Pignatari (PSDB).

O evento funcionou como uma grande reunião de trabalho e abordou temas importantes para a atuação parlamentar. Foram apresentadas a Secretaria-Geral Parlamentar e a Secretaria-Geral de Administração, além do ILP (Instituto do Legislativo Paulista). Cada parlamentar recebeu, ainda, um kit com documentos importantes, como o Regimento Interno e um guia da Comunicação da Alesp.

Expectativa

O clima foi de entusiasmo e expectativa entre os participantes. Um deles é Rafael Saraiva (União Brasil). “É uma ansiedade. A gente vem de uma causa social [proteção animal] e a rede social nos impulsionou a um degrau acima: cheguei aqui na Alesp. Então, a expectativa é por entrega, realização, muito trabalho”, comentou.

“Eu estou muito feliz, muito ansiosa para começar o trabalho, porque teremos um mandato voltado aos direitos das famílias das pessoas com deficiência, que é a minha militância”, disse a deputada eleita Andrea Werner (PSB).

“Nós estamos muito animadas. Montar uma candidatura coletiva, com cinco mulheres negras, sendo a terceira mais bem votada no estado, representa a força que a política feita por mulheres negras, pelo feminismo negro, tem. O nosso mandato vai ser de resistência e de enfrentamento forte pelos movimentos sociais”, argumentou Paula da Bancada Feminista (PSOL).

Os participantes também comentaram sobre a importância do momento, que permitiu conhecer melhor o contexto legislativo do Estado de São Paulo. “Esse evento é primordial, para que a gente possa se envolver com todo ambiente da Assembleia. Para quem está chegando pela primeira vez, é muito importante”, destacou o deputado eleito Rui Alves (Republicanos).

Alguns dos que entrarão agora no Parlamento paulista já tiveram passagem pela Alesp. É o caso de Eduardo Suplicy (PT). “Eu fui parlamentar de 1979 a 1982. Conheço os caminhos da Casa, mas será uma nova oportunidade, em um novo contexto. Vamos continuar a batalhar pela construção de um Estado de São Paulo, de um Brasil como um todo, civilizado e fraterno”, ressaltou.

O evento

Os futuros parlamentares estaduais foram recebidos no Salão dos Espelhos da Casa de Leis. Após a recepção inicial, foram encaminhados ao Plenário Juscelino Kubtschek, local onde são realizadas as sessões ordinárias e extraordinárias, para discussão e votação de projetos de lei.

No local, as deputadas e os deputados eleitos receberam as boas-vindas do presidente do Legislativo, Carlão Pignatari, e tiveram os primeiros esclarecimentos sobre o funcionamento da Casa de Leis. Além disso, receberam um kit, composto por documentos importantes, como o Regimento Interno da Alesp, e os guias de apresentação dos setores da Casa.

Na ocasião, o secretário-Geral Parlamentar, Rodrigo Del Nero, apresentou explicações gerais sobre o processo legislativo, que envolve a proposição, tramitação, discussão e votação de matérias. O profissional esclareceu, ainda, que um curso mais intenso de preparação deve ser ofertado em fevereiro.

O secretário-Geral de Administração, Júlio Ramos, também fez uso da palavra e explicou sobre a estrutura administrativa do Parlamento paulista, destacando os investimentos que vêm sendo feitos, como o aprimoramento dos sistemas de informação. De acordo com ele, a expectativa é a de que os novos agentes políticos tomem posse com os serviços dos gabinetes todos digitalizados.

A diretora-presidente do ILP, Karina do Carmo, falou sobre a instituição, que é responsável por promover cursos de capacitação, tanto para o público interno quanto para o externo. Ela explicou que há a preocupação em expandir cada vez mais as atividades do órgão, realizando parcerias com os municípios paulistas.

Os participantes ouviram, ainda, uma palestra com a representante da Prevcom (Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo), Josi Andrade, sobre alternativas previdenciárias.

Anteriores Jerry Comper assume mais um mandato com foco nas demandas do Alto Vale
Próxima F1: Ricciardo aponta que temporada de Verstappen não foi tão “fácil”