Alesp comemora o Dia do Marinheiro em ato solene


Um ato solene, realizado nesta sexta-feira (16) no Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, celebrou o Dia do Marinheiro, comemorado nesta terça-feira (13). O evento, que foi solicitado pelo deputado Castello Branco (PL), destacou a importância da Marinha do Brasil e suas principais realizações para o país e o Estado de São Paulo.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente da solenidade, o deputado Castello Branco; comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Guilherme da Silva Costa; e comandante do Comando Geral de Apoio, tenente brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic. Além deles, a mesa também contou com a presença de outras autoridades.

A cerimônia foi conduzida pelo mestre de cerimônia Tenente Santucci. Já a abertura oficial da solenidade foi realizada pelo deputado Castello Branco, que relembrou que o Dia do Marinheiro é a data de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, popularmente conhecido como Almirante Tamandaré.

Após a execução do Hino Nacional pela banda da Marinha, algumas autoridades discursaram em homenagearam ao Dia do Marinheiro. Dentre elas, estava o comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Guilherme da Silva Costa. Ele destacou algumas realizações da Marinha e sua influência na formação histórica de São Paulo.

O deputado Castello Branco agradeceu a presença de todos e recordou sua trajetória e experiência na Marinha do Brasil. Ele destacou o que, ao longo dos quatro anos de seu mandato como deputado estadual, procurou fazer pela Marinha. Além disso, relembrou os 12 eventos em homenagem à Marinha que ocorreram na Alesp.

“Fomos grandes incentivadores do Fórum Náutico Paulista, que é responsável pelo desenvolvimento náutico da Marinha”, comentou o parlamentar.

Ao longo do ato solene, o público assistiu a vídeos sobre o Dia do Marinheiro, sobre a Amazônia Azul e sobre a Operação Poseidon de 2022, que reforçou a interoperabilidade entre Marinha, Exército e Aeronáutica. A solenidade foi encerrada com a canção “Cisne Branco”, que foi executada pela banda da Marinha.

Anteriores F1: Número de pilotos no pódio em 2022 foi menor dos últimos três anos
Próxima Flávio Dino: pessoas já foram identificadas por vandalismo em Brasília