Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo: Frepem formula sugestões para melhoria do ambiente de negócios


A Frente Parlamentar do Empreendedorismo, presidida pelo deputado Itamar Borges (MDB), reuniu-se na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (14), para discutir os principais gargalos que atingem os empreendedores e as micro e pequenas empresas paulistas. O objetivo do grupo é construir uma Carta pelo Empreendedorismo, para ser entregue ao novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, logo após sua posse.

Representantes de instituições como SebraeSP, Fapesp, DesenvolveSP, Jucesp e Banco do Povo apresentaram os principais avanços na implementação de programas de apoio e atendimento aos empreendedores. Técnicos e especialistas de 32 entidades dos diferentes setores empresariais (indústria, comercio, serviço e agropecuária), das universidades, fundações, agências de inovação e desenvolvimento também participaram da reunião e expuseram suas demandas e propostas para melhorar o ambiente de negócios paulistas.

“Nossa marca é o diálogo, o trabalho colaborativo e a integração de esforços entre governo e os setores de negócios. E assim seguiremos nesse próximo mandato, ainda mais fortalecidos pela expressiva confiança que recebemos e pelo compromisso renovado que assumimos. Visualizamos boas oportunidades e temos esperança de que no próximo período serão implantadas novas políticas públicas em prol do empreendedorismo”, destacou Itamar Borges.

O presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, ressaltou a necessidade de união e integração dos agentes públicos e empresariais, realização de reformas, e defendeu medidas práticas que melhorem o dia a dia das empresas.

O superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi, a chefe de gabinete da DesenvolveSP, Juliana Cardoso, a coordenadora de Políticas de Empreendedorismo do Banco do Povo, Sueli Cavalhero, e o gerente de relações institucionais da FAPESP, Horácio Forjaz, relataram os principais avanços e impacto no atendimento dos empreendedores.

A Carta terá sugestões e propostas de políticas públicas para melhorar o ambiente de negócios: inovação, crédito, simplificação, desoneração tributária, novos mercados, capacitação técnica e gerencial, incentivo ao empreendedorismo social, de minorias e de periferia, cooperativismo e produção criativa.

Agora a Frepem irá resumir todas as apresentações e propostas, elaborar uma minuta do material e enviar aos membros da Frente Parlamentar. Após a conclusão do texto, previsto para janeiro, será realizado um evento para a entrega da Carta ao futuro governador. Novas sugestões ou propostas poderão ser enviadas para o e-mail: frepem@al.sp.gov.br.

Também participaram do encontro o consultor da Frepem, Silverio Crestana, o gerente Institucional e Jurídico do Sescon-SP, Marcos Kazuo, e representantes de entidades, órgãos públicos e instituições como Fiesp, Associação Comercial, Fercomercio, FAESP, Adesampa, APTA/SAA, USP, Unicamp, Unesp, UFABC, Mackenzie, IPT, OAB, Cresci-SP, CRCSP, Sindcont-SP, Fundação Vanzolini, Fejesp, Uvesp, entre outras.

Anteriores Paulinha vai intensificar defesa do municipalismo, feminismo e meio ambiente
Próxima Após aprovação do Parlamento paulista, Executivo sanciona lei que amplia auxílio para desempregados