A intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu o maior nível desde abril de 2020, ainda no início da pandemia do novo coronavírus. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta segunda-feira (21).
Segundo o levantamento, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou aos 89 pontos em novembro.
Já em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador teve alta de 21,3% – a maior já registrada pela série histórica.
De acordo com a CNC, na comparação com outubro deste ano, o crescimento foi de 1,3%.
Apesar do bom resultado neste mês, o ICF segue na chamada “zona de insatisfação”, abaixo dos 100 pontos.
Ainda de acordo com o relatório da entidade, a alta em novembro se deve à melhoria da conjuntura econômica, com queda da inflação e do desemprego nos últimos meses.
A CNC projeta que a perspectiva para os próximos meses é positiva. A pesquisa mostrou que todos os sete parâmetros que compõem o indicador registraram crescimento na comparação com novembro de 2021.
Três deles tiveram aumento acima do ICF geral: emprego atual (25%), perspectiva profissional (25,8%) e renda atual (29,7%).