O consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que a equipe recebeu uma ‘enorme desvantagem competitiva’, depois que a FIA confirmou sua penalidade por violar o limite de custos em 2021.
A equipe terá que pagar uma multa de US$ 7 milhões, e também terá uma redução de 10% no tempo de vento, que é utilizado para o desenvolvimento aerodinâmico do carro, em 2023.
O chefe da equipe, Christian Horner, descreveu a punição como ‘draconiana’ na sexta-feira.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
No entanto, outras equipes, como a Mercedes e a McLaren, afirmaram que a penalidade não é suficiente para justificar a violação da Red Bull.
Falando à Sky, Marko disse acreditar que a Red Bull ainda será capaz de ser competitiva, mesmo com a restrição de tempo no túnel de vento na próxima temporada.
“A penalidade é dura. Mas está no limite em que acreditamos que podemos ser competitivos, apesar da restrição de tempo dedicado ao túnel de vento”, disse ele.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
No entanto, ele ainda afirmou que a punição colocará a Red Bull em desvantagem. “É uma enorme desvantagem competitiva.”
“Em termos de tempo de resposta, o que levarmos para o túnel de vento tem que funcionar. Não podemos nos dar ao luxo de cometer erros”, acrescentou Marko.
Horner concordou com os comentários de Marko, afirmando que a Red Bull terá cuidado com a forma como escolhe atualizar seu carro daqui para frente.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Fundamentalmente, isso significa que teremos menos execuções em ferramentas de simulação, principalmente no túnel de vento”, disse Horner. “Assim, o funil de ideias que você pode aplicar no desenvolvimento do seu carro será muito mais restrito. Teremos que escolher o que queremos testar, e o que queremos executar no tempo limitado do túnel de vento que teremos”, finalizou o chefe da Red Bull.
Além das equipes citadas que consideraram a penalidade da Red Bull muito ‘branda’, no paddock da categoria a grande maioria pensa da mesma forma, pois US$ 7 milhões de multa, realmente não é impactante para uma equipe como a Red Bull, e mesmo a restrição de tempo no túnel de vento, também pode não ser tão relevante assim.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });