É o assunto do momento, e todos os olhos estão na Red Bull e no limite de orçamento que a equipe superou em 2021. A equipe está conversando com a FIA sobre a punição que se seguirá por exceder o limite em 2021. Christian Horner afirmou que eles estão trabalhando duro com a FIA para encontrar uma solução.
Atualmente, existem muitos rumores circulando no paddock sobre a violação da Red Bull. A própria equipe acredita que todas as regras foram seguidas, mas a FIA anunciou após o GP do Japão que a equipe foi considerada culpada de uma ‘pequena violação’, ou seja até 5% acima do limite.
Pelas últimas informações a FIA já teria definido as penalidades, que seriam a dedução de tempo no túnel de vento em 25% na próxima temporada e uma multa. O chefe da equipe, Horner, por sua vez, afirma que as negociações ainda estão em andamento com a FIA.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“O mais recente sobre esse limite orçamentário, é que estamos em um processo com a FIA. Esperamos encerrar isso logo. Nesse momento, todos os fatos estão sendo colocados na mesa e poderemos conversar abertamente sobre o limite e por que sentimos que nossos custos estão totalmente alinhados. Estamos em um processo e estamos trabalhando com a FIA. Eles estão fazendo seu trabalho, espero que em um futuro próximo tenhamos uma resolução”, disse Horner durante a coletiva de imprensa da FIA, no Texas.
“É um processo novo. Um conjunto complicado de regulamentos, são 52 páginas. Passamos pelo processo, 2021 foi o primeiro ano do conjunto de regulamentos financeiros complicados. Eles têm interpretações variadas de diferentes especialistas em contabilidade. As conclusões da FIA foram tornadas públicos e estamos em um processo voluntário com a FIA. Espero que possamos concluir isso em um futuro próximo, mas é onde estamos atualmente”, finalizou.
O que se sabe também, é que todas as demais equipes do grid estão acompanhando tudo isso muito de perto. Dependendo do que for decidido pela FIA, é quase certo que o assunto não será encerrado tão facilmente pelos outros times da Fórmula 1.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Uma questão que também pode ser levantada, é se realmente a FIA deveria negociar com uma equipe que cometeu uma infração, ou simplesmente deveria aplicar as penalidades previstas nos regulamentos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });