Operação “Bancada” prende influenciadores digitais que promoviam soltura ilegal de balões em SP


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público de São Paulo deflagraram na manhã desta terça-feira (25) a Operação “Bancada”, com o objetivo de combater crimes ambientais e cibernéticos relacionados à fabricação, venda e soltura ilegal de balões no estado. Ao todo, 31 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na capital paulista e em cidades da região metropolitana, com o apoio de 170 policiais militares.

A investigação, que durou seis meses, identificou os principais responsáveis pela cadeia de produção e divulgação da prática criminosa, incluindo influenciadores digitais que monetizavam e incentivavam a fabricação e soltura de balões nas redes sociais. Segundo as autoridades, os suspeitos não apenas confeccionavam e vendiam os balões, como também promoviam a atividade ilegal online, normalizando o ato que coloca em risco a vida das pessoas e o meio ambiente, podendo causar incêndios urbanos e florestais e até acidentes aéreos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça determinou a suspensão e o bloqueio de contas e perfis digitais utilizados pelos investigados, que serviam para impulsionar o engajamento e monetização do conteúdo criminoso.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a ação busca desarticular completamente a cadeia logística da prática ilegal, desde a produção até a soltura dos balões, além de interromper a atuação de páginas digitais que lucram com a divulgação da prática.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A fabricação, armazenamento, transporte ou soltura de balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com penas que visam proteger tanto o meio ambiente quanto a segurança de pessoas em áreas urbanas e rurais. A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas à medida que os procedimentos forem concluídos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Próxima Estádio romano soterrado por 2.000 anos é revelado na Turquia (FOTOS)