O Polo é um dos hatches mais marcantes da história da Volkswagen no Brasil. Desde o seu lançamento, em 2002, se consolidou como uma opção acima dos compactos de entrada, oferecendo acabamento superior e conjuntos mecânicos mais sofisticados. Com o passar das gerações, ganhou desde versões simples, para uso urbano, até esportivas, como GT e GTS.
No mercado de usados, o Polo agrada por oferecer variedade e confiabilidade. Os preços encontrados em anúncios no Mercado Livre vão de pouco menos de R$ 30 mil a mais de R$ 100 mil, o que mostra como há espaço tanto para quem busca um carro acessível quanto para quem deseja um hatch completo ou com pegada esportiva.
Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de setembro de 2025. A seguir, confira algumas das versões que podem ser uma boa.
Vendido entre 2007 e 2014, o Polo Sportline era a configuração intermediária do primeiro facelift da versão que inaugurou a linha do Polo no Brasil, trazendo motor 1.6 flex de até 104 cv com câmbio manual de cinco marchas. O design tinha detalhes mais requintados que as versões de entrada, como rodas de liga leve e faróis escurecidos, enquanto o interior oferecia acabamento de nível superior.
É a porta de entrada mais acessível ao Polo, com anúncios no Mercado Livre a partir de R$ 29.990. Trata-se de um usado que entrega robustez mecânica, manutenção conhecida e espaço interno adequado para famílias pequenas, tornando-se uma escolha racional para quem busca bom custo-benefício em um hatch compacto.
Entre 2009 e 2010, o Polo GT chegou para atender fãs de esportivos mais acessíveis. Ele trazia motor 2.0 aspirado de 120 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Mesmo sem turbo, o desempenho era animador para a época, e o conjunto de suspensão mais firme reforçava a proposta esportiva. Usando o mesmo conjunto do Golf GT do período, era cerca de 120 kg mais leve que seu irmão maior, oferecendo melhor resposta dinâmica; apesar dos mesmos 9,6 s para ir de 0 a 100 km/h.
O modelo já foi mais valorizado, mas ainda existem ofertas a partir de R$ 45.900 no Mercado Livre. O Polo GT é uma alternativa em conta que mantém a versatilidade de um modelo quatro portas e traz boa usabilidade no dia a dia. Para quem gosta de esportividade, é uma escolha com ótima dinâmica e leve dose de nostalgia.
O Polo Comfortline, lançado na linha 2018, se destacou pela versatilidade de motorizações ao longo do tempo: 1.6 MSI aspirado de 117 cv com câmbio manual ou 1.0 TSI turbo de 128 cv com câmbio automático. Ambas garantem desempenho adequado, mas o turbo automático é o que mais agrada pelo equilíbrio entre desempenho e consumo.
Em termos de equipamentos, já vinha com central multimídia com tela de 6,5″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve e vidros elétricos nas quatro portas. No mercado de usados, unidades surgem em torno de R$ 53.990. É uma das versões mais racionais para quem busca equilíbrio entre preço e conteúdo.
Mais recente da linha, o Polo Track surgiu em 2023 para substituir o Gol como opção de entrada da gama Volkswagen. Ele usa motor 1.0 aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas e é voltado para quem busca robustez e economia. Apesar de simples, traz de série controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos e som básico com conexão Bluetooth.
Já é possível encontrar ofertas a partir de R$ 59.990 no Mercado Livre, o que o coloca como um dos usados mais novos e acessíveis da linha. É ideal para quem procura um carro confiável e atualizado em segurança, sem abrir mão de uma manutenção acessível e de um projeto ainda “jovem” no mercado.
Posicionado acima do Comfortline, o Polo Highline sempre veio com motor 1.0 TSI turbo de 128 cv e câmbio automático de seis marchas. O foco está no conforto e na sofisticação (isso dentro dos padrões do segmento), entregando pacote que inclui ar-condicionado digital Climatronic, chave presencial com partida por botão, retrovisores elétricos rebatíveis, faróis de neblina com função cornering, rodas de liga leve de 16″ e banco do motorista com ajuste de altura.
Unidades desse modelo partem de R$ 61.750 em anúncios no Mercado Livre. Além da boa lista de itens, o Highline oferece consumo interessante, que supera 14 km/l em rodovias, e um acabamento interno mais cuidadoso, com detalhes cromados e volante revestido de couro. É a escolha para quem quer um hatch compacto com pegada premium.
O Polo GTS foi pensado para entusiastas que desejam esportividade e tecnologia na mesma medida. Com motor 1.4 TSI turbo de 150 cv, câmbio automático de seis marchas e suspensão recalibrada, a versão acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. O design tem toques exclusivos, como para-choques esportivos, rodas de 17″, faróis full LED, lanternas em LED e acabamento interno com costuras vermelhas.
A lista de equipamentos ainda inclui central multimídia VW Play com tela de 10″, painel digital configurável, modos de condução, direção progressiva e bancos esportivos exclusivos. No mercado de usados, os preços começam em R$ 101.900. É um dos hatches esportivos mais modernos e equilibrados do mercado, reunindo tecnologia, desempenho e estilo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a setembro de 2025.
Fonte: direitonews