Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (30) o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda de 2025. Ao todo, serão depositados R$ 11 bilhões aos contribuintes, com correção de 1% com base na taxa Selic. O valor será transferido diretamente para a conta bancária informada na declaração ou via Pix, por meio do Banco do Brasil.
Entre os beneficiados, 1.780.688 contribuintes têm prioridade legal, enquanto outros 4.764.634 foram incluídos no lote por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber via Pix.
Quem tem prioridade legal:
-
148.090 contribuintes com mais de 80 anos;
-
1.044.585 entre 60 e 79 anos;
-
91.363 com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
-
496.650 cuja principal fonte de renda é o magistério.
Consulta e próximos lotes
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal) e clicar em “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. É possível visualizar tanto uma consulta simplificada quanto o extrato completo da declaração por meio do e-CAC.
Caso alguma pendência seja identificada, o contribuinte pode corrigir a declaração enviando uma retificadora.
Quem não estiver neste segundo lote ainda terá mais três oportunidades de receber a restituição nos próximos meses:
-
31 de julho
-
29 de agosto
-
30 de setembro
Resgate de valores esquecidos
Se o valor da restituição não for resgatado dentro de um ano, será necessário solicitar novamente no Portal e-CAC. O pedido pode ser feito acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: gazetabrasil