
O número de financiamentos de veículos em Mato Grosso apresentou queda de 7,5% em abril de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O levantamento, divulgado pela B3 — operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG) —, aponta que foram financiadas 16,8 mil unidades no estado, incluindo veículos novos e usados. Apesar da retração anual, houve uma leve alta de 1,4% em relação a março deste ano.
Nas principais cidades do norte do estado, os números também seguem a tendência de queda. , uma das maiores cidades da região, registrou , queda de aproximadamente em relação ao mesmo período de 2024. , por sua vez, contabilizou , o que representa uma redução de na comparação anual.
O segmento de veículos leves — que inclui carros de passeio e utilitários — foi o que mais sofreu impacto, com queda de na comparação anual. Em números absolutos, eles ainda representam a maior parte dos financiamentos no estado, com destaque para os modelos usados, que continuam dominando a preferência dos consumidores.
As motocicletas, muitas vezes utilizadas como alternativa de mobilidade e instrumento de trabalho, também apresentaram retração: frente a abril de 2024. O segmento, no entanto, teve leve crescimento de em relação ao mês anterior, seguindo a mesma tendência dos demais setores.
Veículos pesados, como caminhões e ônibus — essenciais para o agronegócio regional — registraram em comparação anual, ainda que o número de financiamentos tenha crescido frente a março de 2025.
Fonte: nortaomt