O primeiro teste dos sistemas foi realizado nos dias 28 e 29 de abril, segundo a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA. Kim Jong-un assistiu ao primeiro teste de fogo junto com autoridades da Administração de Mísseis da Coreia do Norte, a Academia de Ciências da Defesa, da Administração de Detecção e Guerra Eletrônica e do Estaleiro Nampho, especificou a KCNA.
🛥🇰🇵🪖 Coreia do Norte testa armas do novo destróier na presença de Kim Jong-un
Pyongyang realizou ontem (29) testes de fogo do novo destróier multimissão Choe Hyon equipado com mísseis de cruzeiro supersônicos e estratégicos, sistemas de defesa aérea e artilharia naval,… pic.twitter.com/6gjMMP1ND5
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 30, 2025
Em 28 de abril, foram testados a bordo do navio um míssil de cruzeiro supersônico, um míssil estratégico de cruzeiro, um míssil antiaéreo e um canhão automático de 127 mm. Em 29 de abril, ocorreu um teste de fogo de uma arma naval tática, vários tipos de armas automáticas baseadas em navios e armas de fumaça e de bloqueio eletrônico, detalhou a KCNA.
O líder norte-coreano enfatizou a necessidade de aperfeiçoar os sistemas de armas do navio de guerra Choe Hyon para uma operação integrada em um curto espaço de tempo.
Fonte: sputniknewsbrasil