Cientistas revelam tumba do filho do faraó Userkaf e estátua do faraó Djoser em Saqqara (FOTOS)


O comunicado destaca que o sítio arqueológico descoberto também contém muitas inscrições hieroglíficas.
© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e AntiguidadesA tumba do filho do faraó, Userkaf.

A tumba do filho do faraó, Userkaf. - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

A tumba do filho do faraó, Userkaf.
Muitas delas descrevem o nome e os títulos do falecido príncipe. Entre elas, há, por exemplo, “o príncipe herdeiro, o governante das regiões de Buto e Nekhbet, o escriba real, o ministro, o juiz e o clérigo”.

A missão egípcia conjunta […] descobriu a tumba do príncipe Userefra, filho do rei Userkaf, o primeiro rei da Quinta Dinastia do Reino Antigo […], bem como vários achados arqueológicos importantes dessa época e de períodos posteriores”, ressaltou o ministério.

Tesouros dácios de prata descobertos em Breaza, no condado de Mures, Romênia - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2025

Durante as escavações também foi encontrada uma enorme porta falsa feita de granito rosa. Observa-se que ela tem 4,5 metros de altura e 1,15 metro de largura.
Segundo o relatório, essa é a primeira vez que uma porta falsa com essas dimensões é encontrada.
© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e AntiguidadesA estátua do faraó Djoser

A estátua do faraó Djoser - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

A estátua do faraó Djoser
Afirma-se também que a expedição arqueológica descobriu pela primeira vez estátuas do faraó Djoser, sua esposa e dez filhas nas paredes da tumba.

“As pesquisas iniciais mostraram que essas estátuas estavam localizadas em uma sala próxima à pirâmide de degraus do rei Djoser e foram transferidas para a tumba do príncipe Userefra em um período tardio. A missão continuará a trabalhar para descobrir o motivo da transferência dessas estátuas de sua localização original para aqui”, disseram os pesquisadores.

© Foto / Conta oficial de mídia social do Ministério do Turismo e AntiguidadesEstátua do faraó Djoser, sua esposa e dez filhas

Estátua do faraó Djoser, sua esposa e dez filhas - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

Estátua do faraó Djoser, sua esposa e dez filhas
Outro achado foi uma mesa de sacrifício com um diâmetro de 92,5 cm. Nela estava gravado um texto com uma lista de sacrifícios. Em uma das câmaras da tumba os cientistas encontraram uma estátua de granito preto de 1,17 m de altura.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Após mais de 20 anos, Madonna e Elton John surpreendem ao anunciar reconciliação
Próxima Bases militares e 'pacotes de ajuda': Noboa acelera o vínculo do Equador com os EUA