A Mercedes foi punida após infringir as instruções da direção de prova durante a qualificação para o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 2025. George Russell e Andrea Kimi Antonelli perderam uma posição cada no grid de largada por acessarem o pit-lane antes da confirmação oficial do reinício do Q2.
A infração ocorreu no sábado (12), quando a sessão foi interrompida com bandeira vermelha. Segundo os documentos oficiais da FIA, os dois carros da Mercedes foram para o corredor rápido antes que o horário de reinício da sessão fosse confirmado, desrespeitando o item 19 da nota do diretor de prova e violando o artigo 12.2.1 i) do Código Esportivo Internacional.
A decisão foi comunicada no fim da noite deste sábado, após análise dos comissários, que consideraram o erro um “equívoco genuíno” da equipe. O representante da Mercedes, Andrew Shovlin, afirmou que liberou os carros ao interpretar erroneamente a mensagem de “horário estimado de reinício” no sistema de cronometragem como sendo o horário definitivo.
Apesar do reconhecimento de que não houve má fé por parte da equipe, os comissários entenderam que a atitude poderia ter proporcionado uma vantagem esportiva indevida, especialmente em cenários onde o tempo restante da sessão é curto. Por isso, optaram por aplicar uma punição esportiva e não apenas uma multa à equipe.
Com a penalização, Russell caiu da segunda para a terceira posição no grid, enquanto Antonelli passou do quarto para o quinto lugar. Charles Leclerc, da Ferrari, herdou a vaga na primeira fila ao lado do pole-position Oscar Piastri, da McLaren. Pierre Gasly, da Alpine, também subiu uma posição e agora largará em quarto.
A largada do GP do Bahrein está marcada para este domingo (13), às 12h no horário de Brasília. O F1MANIA.NET acompanha todas as emoções da corrida em tempo real direto de Sakhir, com cobertura in loco do jornalista Rodrigo França.
🎥 Último vídeo no canal
Fonte: f1mania