BYD registra minivan de luxo e esportivo da Denza no Brasil


A BYD acaba de registrar dois novos modelos da sua submarca de luxo no Brasil, a Denza. Com a nova família, que será integrada por veículos mais caros, a marca chinesa busca ampliar o portfólio em território nacional. Para isso, terá desde minivan até esportivo. Essas, por sinal, são as carrocerias dos carros registrados na última sexta-feira (06) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): Denza D9 e Denza Z9 GT.

Mas antes de falarmos sobre esses dois modelos em questão, vale relembrar que a Denza também terá um SUV híbrido por aqui. Trata-se do B5, que desembarcou em terras tupiniquins no final de fevereiro por meio do navio Explorer 1, da própria fabricante. A expectativa é de que ele seja lançado no primeiro semestre deste ano como primeiro modelo da submarca de luxo, lançada em 2010 pela marca chinesa.

Voltando a falar dos modelos recém-registrados, o primeiro é o Denza Z9 GT, que Autoesporte já conheceu pessoalmente. É basicamente uma perua com mais de 800 cv de potência que quer desafiar modelos alemães, como Porsche Taycan e Panamera.

Ao contrário do sedã Z9, versão mais mansa que está prevista para estrear no Brasil, a BYD não divulgou qualquer plano de vender a perua por aqui. O registro, portanto, é a primeira demonstração de interesse. O modelo, que também será vendido na Europa, é vendido na China por 334 mil yuans. Ou seja, cerca de R$ 277,9 mil na conversão direta e sem impostos. Então, caso os planos mudem, a Denza Z9 GT custaria acima de R$ 600 mil no mercado brasileiro.

Sob o capô, a perua é equipada com um conjunto híbrido plug-in (com recarga externa). Dessa forma, une o motor 2.0 turbo de 204 cv de potência a outros três propulsores elétricos. Combinados, desenvolvem insanos 858 cv, enquanto o torque é de 99,3 kgfm. A autonomia elétrica, segundo a BYD, chega a 200 km no ciclo chinês (CLTC) com o pacote de baterias de 38,5 kWh.

Em termos de tamanho, a nova perua da BYD tem 5,20 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,50 m de altura e 3,13 m de entre-eixos. Um dos detalhes mais marcantes do visual são as lanternas de LED traseiras gigantes, bem como o aerofólio retrátil. As rodas são de 21 polegadas.

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No interior, um detalhe que impressiona na Denza Z9 GT é a lista de equipamentos. Há câmeras 360° e duas geladeiras (sim, uma não basta), sendo uma de 10 litros, no banco traseiro, e outra de quatro no console central. No mais, são seis telas no total: três que reproduzem as imagens dos retrovisores, uma central multimídia de cerca de 18 polegadas, o painel de instrumentos e uma tela exclusiva para o passageiro.

O outro veículo registrado pela BYD é a Denza D9, que já foi apresentada no Brasil no ano passado, durante o Festival Interlagos. Dessa forma, além de SUVs, sedãs, compactos e picapes, a BYD também se prepara para explorar o segmento das minivans de luxo em 2025. Tanto é que o modelo já foi fotografado em testes, com placa, na região de Campinas (SP).

A BYD Denza D9 tem espaço para até 7 pessoas e acomoda os ocupantes na configuração 2+2+3. Ao todo, são 5,25 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,92 m de altura, além de 3,11 m de entre-eixos. Na China, a minivan está disponível em versões híbrida, híbrida plug-in e elétrica, com tração integral ou apenas dianteira.

A minivan de luxo flagrada por aqui é equipada com o sistema híbrido plug-in DM-i da BYD. O conjunto é formado por motor 1.5 turbo de 138 cv de potência e 23,5 kgfm de torque — o mesmo que equipa a BYD Shark – e um ou dois motores elétricos associados. Há uma opção de até 300 cv combinados e 58,2 kgfm. A bateria de 20,4 kWh permite uma autonomia de 965 km, segundo o ciclo chinês (CLTC).

Já na variante mais potente, os números apontam para até 407 cv. Nesse caso, a D9 consegue rodar até 1.040 km com apenas uma carga (também no ciclo CLTC). Outra opção é elétrica com potência total de 374 cv e até 600 km de autonomia no ciclo chinês. De acordo com a marca, a versão com dois motores acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

Nas versões mais completas, a D9 dispõe de equipamentos como piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência, central multimídia de até 15,6 polegadas, head-up display, carregador de celular por indução, bancos da segunda fileira reguláveis e duas telas para os passageiros traseiros. No Brasil, a BYD posicionará a minivan como opção dentro do segmento de transporte executivo de luxo.

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Fonte: direitonews

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