Nome mais lembrado da Audi quando o assunto é supercarro com motor central, o R8 deverá voltar ao mercado totalmente renovado dentro de aproximadamente dois anos. De acordo com fontes consultadas pela revista Autocar, o projeto de uma nova geração já está em andamento na Alemanha e ficará pronto até o final de 2027. É nessa data que o modelo será lançado com conjunto híbrido plug-in e linguagem visual inédita dentro da marca.
O R8 foi produzido por duas gerações entre 2006 e 2024, acumulando 45.949 unidades vendidas em todo o mundo. A primeira linhagem era baseada no Lamborghini Gallardo, enquanto a segunda era tecnicamente relacionada com o Lamborghini Huracán. A terceira não fugirá da tradição e está sendo projetada desde já com base na plataforma do recém-lançado Lamborghini Temerario.
Segundo a revista, o novo R8 terá em comum com o Temerario não apenas o chassi de alumínio e a arquitetura eletrônica, mas também o conjunto mecânico híbrido plug-in que combina motor 4.0 V8 biturbo a gasolina com três propulsores elétricos. São gerados 920 cv de potência combinada, garantido ao superesportivo aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 343 km/h.
No caso do R8, as versões de acesso provavelmente terão características técnicas ligeiramente mais modestas para não gerar competição direta com o primo. No entanto, as variantes topo de linha terão preparação extra para alcançar facilmente os 1.000 cv. Confirmados esses números, o novo R8 provavelmente será o Audi mais potente e rápido já construído, superando até mesmo o elétrico RS E-Tron GT Performance, que tem 925 cv.
Para fazer jus à tamanha capacidade técnica, o novo R8 terá visual disruptivo e diferente de qualquer outro Audi. Segundo a publicação, o supercarro será o primeiro veículo da marca projetado a partir de uma linguagem de design completamente nova. A estética está sendo criada pelo designer-chefe Massimo Frascella, que chegou à empresa em 2024 para substituir Marc Lichte.
Assim como nas gerações anteriores, o R8 será oferecido nas carrocerias cupê e conversível. Toda produção será concentrada na fábrica alemã de Böllinger Höfe, que também produziu as demais linhagens do esportivo.
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Fonte: direitonews