O Volkswagen Tera já está aí. Quer dizer… O novo SUV de entrada da marca foi revelado no início deste mês, embora o lançamento efetivo esteja programado para o segundo trimestre deste ano. Por enquanto, a fabricante mostrou apenas a versão de topo, High, com o pacote opcional Outfit, que deve custar entre R$ 130 mil e R$ 140 mil. Mas confirmou que o modelo terá, ao todo, quatro versões. Clique aqui para ver a lista completa de versões e equipamentos.
Uma delas, a de entrada, vai trocar o propulsor 1.0 TSI turbo flex dos Polo mais caros, com até 116 cv de potência e 16,8 kgm de torque, além do câmbio automático de seis marchas, pelo motor 1.0 MPI naturalmente aspirado e também flex do Polo Track.
São 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina e 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, gerenciados pelo câmbio manual de cinco marchas MQ200. É o mesmo conjunto motriz que um dia já foi usado pelo Gol, carro que o Tera chega para suceder em termos de revelância no portfólio nacional da Volkswagen .
A existência dessa versão foi revelada em primeira mão por Autoesporte em dezembro do ano passado. E apesar de o Volkswagen Tera ter um visual inédito e criado pelo time brasileiro de design da marca, chefiado por José Carlos Pavone – que nos contou os detalhes da criação em uma entrevista exclusiva –, o que inclui a versão de entrada, a configuração MPI do novo SUV compacto terá muitas diferenças para as de topo.
Também pudera: o objetivo é deixar a versão de entrada do modelo com custo/benefício competitivo e preço logo abaixo de R$ 100 mil. Por isso, além do motor 1.0 aspirado, o Tera MPI deve herdar outras soluções do Polo Track. Com base em flagras e informações apuradas, o designer João Kleber Amaral preparou um pacote de projeções antecipando como será a configuração mais barata do Volkswagen Tera.
Para começar, a versão de entrada do Volkswagen Tera não deve ter nome. Quer dizer… Sua nomenclatura será apenas o código do motor 1.0 naturalmente aspirado de três cilindros e 12 válvulas da família EA211. MPI, lembremos, é uma sigla em inglês para a expressão “injeção multiponto”, indicando uma das características desse propulsor: ter injeção de combustível indireta e multiponto.
Conforme demonstram os flagras, o Tera MPI preservará alguns itens de versões mais caras, como faróis e lanternas de LED, o conjunto de suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, e as dimensões estimadas por Autoesporte: 4,13 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, pouco mais de 1,75 m de largura e pouco menos de 1,60 m de altura. O porta-malas também deve ficar na casa de 350 litros, fazendo deste um dos pontos mais positivos do modelo.
Por dentro, o volante e o desenho dos painéis, tanto central quanto das portas, e do console serão os mesmos do Tera High, mas obviamente com acabamento mais simples. Vão-se embora os revestimentos de vinil, entram no lugar tecido (inclusive nos bancos) e peças de plástico em preto fosco, com um ou outro detalhe em prata acetinado para contrastar e deixar o interior do Tera MPI um pouco menos espartano que o do Polo Track.
Ainda não está claro se o Tera MPI usará um quadro de instrumentos analógico com computador de bordo monocromático digital ou se já aproveitará o cluster digital de 8 polegadas do Polo MPI, bem como se terá a central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas de série ou apenas opcionalmente, adotando um sistema de entretenimento mais simples de fábrica.
Fato é que muitos detalhes externos vão mudar: todos os apliques dos para-choques e as capas dos retrovisores externos devem ser em preto fosco. O spoiler traseiro será mais curto que o das versões com motor TSI e as rodas serão de aço com calotas escurecidas aro 15, o mesmo conjunto do Polo Track, o que significa que terão quatro e não cinco pontos de fixação. Um jogo de liga leve deve ser oferecido opcionalmente.
Os freios traseiros do Volkswagen Tera MPI serão a tambor e não espere nenhum item de segurança ativa de pacote Adas. Por outro lado, assim como as demais configurações, a versão de entrada do Tera também deve contar com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
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Fonte: direitonews