“O centro de ensino Kaaj, no distrito 13 de Cabul, foi atacado hoje [30 de setembro] quando se realizava um exame de ingresso. Lamentavelmente, 19 pessoas perderam a vida e 27 ficaram feridas, segundo informações preliminares”, informou o representante da Polícia da capital afegã, Khalid Zadran.
O ataque aconteceu por volta das 07h00 na hora local (01h00, no horário de Brasília).
As testemunhas disseram que os autores do atentado entraram no centro Kaaj após terem assassinado os guardas e ativado coletes-bomba. Vídeos compartilhados pelas testemunhas mostram corpos e pessoas feridas no local da explosão.
CAUTION: According to footages from eyewitness to @Etilaatroz. Todays blast has many casualties. Look to the wallets, shoes, and count them. pic.twitter.com/RUn6Zqyo4H
— Zaki Daryabi (@ZDaryabi) September 30, 2022
Explosão no centro de ensino Kaaj no PD13. Testemunhas ao Etilaatroz: “Não há ambulâncias, não há ajuda. As pessoas levam as vítimas nos ombros para os hospitais”.
Cuidado: de acordo com as filmagens da testemunha ao Etilaatroz. A explosão de hoje tem muitas vítimas. Olhe para as carteiras, sapatos e conte-os.
O Talibã (sob sanções da ONU por atividade terrorista) confirmou a explosão sem dar mais detalhes.
Um representante do centro contou ao Zan Times que estava agendado um exame preparatório para hoje, com mais de 300 alunos presentes.
Em 23 de setembro, ao menos sete pessoas morreram e 41 ficaram feridas em resultado de uma explosão perto da mesquita em Cabul.