F1: Ferrari define estratégia para desenvolvimento em 2025 e 2026


A Ferrari tem um desafio delicado pela frente ao equilibrar o desenvolvimento de seus carros para as temporadas de 2025 e 2026 da Fórmula 1. A categoria enfrenta uma situação única em 2025, com o último ano do ciclo de regras atual, antes das grandes mudanças em 2026.

Desde 1º de janeiro de 2025, as equipes estão autorizadas a iniciar os testes aerodinâmicos dos carros do próximo ano, mas há uma quantidade específica de tempo que as equipes podem usar túneis de vento e modelos de CFD. Para a Ferrari, esse dilema é agravado por ter terminado em segundo lugar no campeonato de construtores do ano passado, o que lhe garante a segunda menor quantidade de tempo de testes aerodinâmicos, de acordo com os regulamentos ATR da Fórmula 1. Isso equivale a 75% do tempo base de testes concedido ao sétimo colocado no campeonato.

Manter-se na disputa pelo desenvolvimento em 2025 é vital para sustentar as aspirações de título da Ferrari com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, mas isso não pode ser feito às custas de não maximizar as novas regras que entrarão em vigor no ano que vem. A situação se complica com a recente atualização da FIA aos regulamentos técnicos, que preveem uma repressão às asas flexíveis a partir do GP da Espanha deste ano.

A Ferrari não pode se dar ao luxo de abandonar o desenvolvimento de 2025 precocemente, enquanto busca encerrar sua longa seca de títulos, mas não capitalizar as mudanças nos regulamentos do próximo ano pode colocá-la em um caminho difícil.

Segundo o AutoRacer, o diretor técnico da Ferrari, Loic Serra, já definiu planos para continuar focando no desenvolvimento de 2025, pelo menos durante os primeiros quatro meses do ano. Isso cobre as cinco primeiras etapas da próxima temporada, com dezenove corridas programadas posteriormente, dando à Ferrari bastante espaço para desenvolver seu carro de 2026.

A alocação ATR da Ferrari será direcionada principalmente para o desenvolvimento de 2025 nesses primeiros meses do ano, com essa escala se inclinando para o próximo ano à medida que a temporada avança.

O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, admitiu que o desenvolvimento em túnel de vento do carro de 2025 está praticamente concluído, permitindo maior espaço para desenvolver o carro do próximo ano. “Provavelmente será mais para 2026, mas não quero dizer que todo o trabalho estará feito, porque continuaremos a desenvolver no início deste ano, o carro de 2025, mas estaremos todos totalmente focados em 2026 bem no início da temporada”, concluiu Vasseur.

Fonte: f1mania

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