U20: Brasil quer financiamento direto para cidades lutarem contra mudanças climáticas


Nesta quinta-feira (14) iniciaram o Urban 20 (U20) e o G20 Social no Rio de Janeiro. Cada um dos eventos emitirá um comunicado a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos demais chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes do G20.
O documento do U20 terá como principal ponto a criação de um fundo garantidor para que as cidades possam receber financiamentos diretamente de entidades internacionais, sem precisar da chancela do Executivo federal.
A ideia, disse Paes aos jornalistas, é que os esforços no combate às mudanças climáticas e seus efeitos sejam agilizados.

“De maneira simples, [a ideia] é que tenha uma espécie de caminho mais rápido para [os objetivos do Acordo de] Paris. Para que, sendo algo relacionado ao enfrentamento das mudanças climáticas, os trâmites burocráticos não sejam tão completos.”

Em seu discurso de abertura, o ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, afirmou que a iniciativa “expressa bem a nossa vontade política e o desejo coletivo de enfrentar as mudanças climáticas de maneira coordenada e solidária, tendo os fóruns de prefeitos e diretores locais como protagonistas”.
“São as cidades onde as consequências das mudanças climáticas são sentidas de forma mais intensa, que muitas vezes são as primeiras a responder com os poucos recursos para emergências que dispõem.”
O U20 é uma articulação do C40 Cidades, rede global de mais de 100 prefeituras para o enfrentamento às mudanças climáticas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Cientistas russos criam método sem contato para proteger EEI de lixo perigoso no espaço
Próxima G20 Social, sob criação brasileira, tem 1º dia de sucesso no Rio de Janeiro