Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, mostrou-se satisfeito com o desempenho de Max Verstappen e Sergio Pérez na Sprint do GP de São Paulo, realizada em Interlagos. Apesar de uma interrupção pelo virtual safety car que complicou a estratégia da equipe, Marko elogiou o progresso da Red Bull, sugerindo que melhorias importantes foram alcançadas no ritmo de corrida.
“O positivo é que estamos de volta. Tivemos o carro mais rápido nesta Sprint. Infelizmente, demoramos para ultrapassar Leclerc, mas a velocidade e a degradação dos pneus estavam realmente boas, como se reflete no fato de Checo ter marcado a volta mais rápida. Pena que o virtual safety car veio na hora errada”, comentou Marko em entrevista à Viaplay.
O austríaco de 81 anos destacou o progresso da equipe em relação ao ritmo de corrida, especialmente em termos de desgaste dos pneus, que vinha sendo um ponto fraco da Red Bull nas últimas provas. “É a primeira vez em muito tempo que estamos competitivos novamente. Como mencionei, o desgaste dos pneus, que também era uma fraqueza nossa, estava muito bom. Dado o nosso ritmo, se conseguirmos manter isso tanto com pneus duros quanto médios, podemos lutar pela vitória mesmo em uma pista acidentada como a de amanhã”, disse ele, já de olho na corrida principal.
Sobre o fator exato que trouxe de volta a competitividade da Red Bull, Marko brincou: “Se soubéssemos exatamente, estaríamos muito felizes”. Ele explicou que o carro da Red Bull é extremamente sensível a pequenas mudanças, o que limita a faixa ideal de operação. “Uma das questões do carro é que as menores alterações têm um grande impacto. A faixa em que o carro opera bem é muito restrita. Então, é preciso muito cuidado com o que se modifica para que se mantenha dentro do intervalo em que os pneus funcionam.”
Marko também demonstrou satisfação com o desempenho de Pérez. O piloto mexicano largou em 13º na Sprint, mas conseguiu recuperar posições e terminar na zona de pontos, além de cravar a volta mais rápida da corrida. “Ele fez uma boa corrida. E, como disse, marcou a volta mais rápida, então, no geral, estamos felizes”, concluiu Marko.
A Sprint em Interlagos confirmou que a Red Bull, após algumas provas de altos e baixos, parece estar novamente competitiva para o ritmo de corrida.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.
Fonte: f1mania