Com auxílio do Vigia Mais MT, Ciopaer recupera caminhonete furtada em Cuiabá


O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) recuperou, na manhã desta sexta-feira (18), uma caminhonete Toyota Hilux furtada na noite de quinta-feira (17), no bairro Quilombo, em Cuiabá. A localização foi possível após câmeras do programa Vigia Mais MT registrarem o trajeto do veículo durante a fuga.

O furto ocorreu por volta das 19h20, quando o proprietário estacionou o veículo próximo a um restaurante na avenida Filinto Muller. Ao retornar, às 20h, a caminhonete já havia sido levada. Imediatamente, as forças de segurança foram acionadas via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que passou a monitorar as câmeras do programa e identificaram que a Hilux havia se dirigido à região do Sucuri.

Na manhã seguinte, o Ciopaer foi acionado pelo Ciosp para dar auxílio nas buscas e localizou a caminhonete abandonada. O piloto do Ciopaer, bombeiro Pedro Paulo, explicou que, com ajuda do Vigia Mais MT, foi possível delimitar uma área em que o veículo poderia estar.

“O veículo estava em um local de difícil acesso, dentro da mata, que cobria o veículo e impossibilitando a visualização das viaturas. Foi um verdadeiro trabalho em conjunto, pois a informação precisa chegar de forma eficaz até quem está na ponta. As câmeras do Vigia nos ajudaram a direcionar as buscas, indicando a rota que a caminhonete tinha seguido. Assim, delimitamos uma área para as buscas e com o apoio do helicóptero, que cobre uma região mais ampla, conseguimos localizar o veículo”, afirmou o militar.

Os criminosos não estavam no local, e as forças policiais continuam as diligências para localizá-los. A vítima foi informada da recuperação do veículo. O caso foi encaminhado para apuração da Polícia Judiciária Civil.

Tecnologia e segurança

O Vigia Mais MT é um programa do Governo de Mato Grosso que integra tecnologia às ações de segurança pública. Com investimento de R$ 30 milhões, a iniciativa prevê a instalação de 15 mil câmeras em todos os 142 municípios do estado, além de possibilitar a parceria com entes públicos e privados interessados em colaborar no monitoramento de ruas, avenidas, praças e outros espaços de interesse coletivo.

Em Cuiabá, já estão em funcionamento 1.700 câmeras instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir os índices de violência na capital.

Fonte: odocumento

Anteriores Polícia Militar localiza e prende em flagrante foragido da Justiça do Rio de Janeiro
Próxima Bombeiros resgatam corpo de homem de 58 anos que estava em vala de seis metros de profundidade